Mamadeira de plástico x mamadeira de vidro

Por um lado durabilidade, por outro praticidade, e a dúvida de qual mamadeira escolher. Veja as vantagens e desvantagens entre a de plástico e a de vidro.

 mamadeira de plástico x de vidro

 

Na hora de comprar produtos para seu bebê você sempre fica em dúvida de qual escolher? Quando o assunto é mamadeira, então, nem se fala. São tantas marcas, cores e tamanhos disponíveis no mercado que deixa sua decisão ainda mais difícil.

A pergunta que mais me fazem é: qual é melhor a mamadeira de plástico ou a mamadeira de vidro?

Então, vamos entender as vantagens e desvantagens de cada uma delas, para que você escolha o melhor produto para você e seu filho.

Quais as vantagens e desvantagens da mamadeira de plástico?

A primeira vantagem da mamadeira de plástico é óbvia, o fato de dificilmente quebrar, evitando acidentes com seu bebê.

Outra vantagem é que são feitas com material leve, facilitando o transporte nas bolsas térmicas. Por serem levinhas, depois de alguns meses você pode deixar o seu filho segurar enquanto mama.


Podem ser encontradas com facilidade.

A principal desvantagem é que muitas mamadeiras de plástico contêm o BPA (bisfenol-A). Essa substância química torna plásticos mais duros, resistentes e pode ser encontrada em vários utensílios.

Alguns estudos afirmam que foram encontradas quantidades de BPA em alimentos e líquidos armazenados nestes recipientes e quanto mais gasto e/ou se entrar em contato com calor, maior é a liberação desta substância.
O problema é que em bebês, o BPA, pode afetar o sistema endocrinológico, causando puberdade precoce ou tardia, diabetes, obesidade, problemas cardíacos e até câncer.

mamadeira de plástico também fica com aparência leitosa, acumula bactérias, pega cheiro e gosto de qualquer alimento colocado dentro dela.

Seu descarte é nocivo para o meio ambiente.

 

Quais as vantagens e desvantagens das mamadeiras de vidro? 

A mamadeira de vidro, por sua vez, está livre do BPA e não riscam nem arranham tendo maior durabilidade. Ainda não retém resíduos proporcionando uma higiene mais eficaz.

Sabe aquele cheirinho de leite nada agradável que fica nas mamadeiras de plástico depois de um tempo de uso, com as de vidro, definitivamente você se livrará dele.

Porém, o risco de acidente é muito maior, pois elas podem quebrar e machucar tanto as crianças como os adultos. Nunca deixe nas mãos de seu filho para que mame sozinho.

Elas são mais pesadas o que pode ser um problema quando houver necessidade de sair de casa e leva-la na bolsa do bebê.

 

O que devo fazer?

Se você optar pela plástica, jogue fora sempre que estiverem gastas ou arranhadas, e certifique-se de escolher as que não contenham BPA em sua fabricação.

Você encontra mamadeiras sem bisfenol-A tanto da Dr. Brown ou da Avent em nossa loja virtual.

mamadeira

mamadeira

Ao optar pela de vidro, tome muito cuidado para não acontecer acidentes, não as deixe no alcance das crianças e cuidado também ao manuseá-la. Ao contrário das plásticas, as mamadeiras de vidro são mais difíceis de serem encontradas no comércio.

Uma dica é comprar as duas. Use a de vidro em casa e a outra quando precisar transportar a mamadeira sem carregar peso.

O importante é que independente da mamadeira que você escolha, considere em primeiro lugar a segurança de seu filho e que ambas devem ser esterilizadas para não acumular bactérias.

No processo de higienização, use escova para mamadeira e lave-as com água fervente.

mamadeira

Uma dica é usar o esterilizador de mamadeiras, mais eficiente, prático, rápido e você ainda não corre o risco de esquecer no fogo e danificar esse item fundamental para quem tem um bebê em casa. Para usar o esterilizador de micro-ondas, coloque 120 ml de água no fundo, as mamadeiras, chupetas e etc, lacre e leve no micro-ondas de 2 a 6 minutos – conforme a potência de seu forno.
mamadeira

Essas informações foram úteis? Então curta, comente e compartilhe com outras mamães essas dicas tão valiosas para a saúde dos bebês. Para receber atualizações do blog cadastre-se em nossa lista de e-mail.

Abs 🙂

Barbara B. Batista                                                                                                                                                   Empório do Bebê e Cia

Comentarios