O bebê pode dormir com os pais?

Apesar de ser uma prática comum, há muitos riscos em deixar um bebê dormir com os pais. Confira:

Kleine Füße unter der Decke

Cada detalhe do quartinho do seu bebê foi planejado para que ficasse impecável. Aí o bebê nasce e não dorme no berço dele de jeito nenhum.

Foram tantas noites tentando fazer ele dormir no próprio quarto, que você até perdeu as contas. Cansada de não pregar o olho a noite, acaba deixando que seu baby durma na cama com você.

Essa história lhe parece familiar? Pois é, você não é a única. Na verdade, isso acontece com frequência nos primeiros meses do bebê.

Porém essa prática divide opiniões e gera muita polêmica. Então, continue lendo e saiba se o bebê pode ou não dormir com os pais?

Riscos

Você perceberá que ao deixar seu filho dormir na cama, ambos irão dormir melhor. Você por não precisar levantar o tempo todo. E seu filho se sentirá mais seguro com você por perto.

No entanto, ao dormir com os pais o risco de morte por sufocamento aumenta consideravelmente.

O sufocamento pode ser causado por inúmeros motivos. Muitos ainda são desconhecidos pelos médicos, mas cobertores, travesseiros, bichos de pelúcia podem facilitar ainda mais. Por isso, use produtos que diminuem esses riscos.

Uma criança pode se asfixiar também ao ficar presa nos vãos da cama ou até mesmo, se alguém rolar para cima dela, a esmagando, e por causa do sono profundo nem perceber.

A fim de evitar quedas, não deixe o bebê sozinho na cama em momento algum, pois ao cair, mesmo que de uma cama baixa, ele pode se machucar gravemente.

Leia mais sobre como criar um ambiente seguro para o bebê dormir

Existe uma série de fatores para que os bebês acordem muito durante a noite, deixando as mamães exaustas, principalmente enquanto ainda dão de mamar.

Para seu bebê dormir melhor e por mais tempo, hoje em dia existe o cueiro inteligente, com recursos inovadores que podem acalmar, proteger e ainda evitar que ele acorde, por causa de movimentos bruscos durante o sono.

bem estar- cueiro swaddle-emporiodobebeecia1

O que fazer?

Você deve evitar que o bebê fique na sua cama, mas isso não quer dizer que ele não possa dormir no seu quarto.

Com o bebê próximo, você conseguirá monitorar o sono dele e perceber se houver algum problema rapidamente. Além de facilitar a amamentação e as trocas de fraldas, claro.

Você pode usar o berço portátil Safety 1st para mantê-lo pertinho e mais seguro.

berço 3

Outra ótima opção são os moisés, que pode ser usada como berço auxiliar nos primeiros meses do bebê.

Caso haja necessidade de colocar o bebê para dormir na cama com você, veja algumas dicas para deixa-lo mais seguro e confortável:

  • Os bebês devem dormir de barriga para cima todas as vezes.
  • Cuidado com cordões, fitas e bijuterias, pois o bebê pode se enroscar.
  • Bebês menores de 1 ano não podem dormir nem com outras crianças, principalmente as mais velhas, para não se machucarem durante o sono.
  • Verifique se há vãos onde a criança possa se prender e preencha-os com toalhas enroladas.
  • Cuidado com cobertores, edredons, travesseiros, almofadas e lençóis.
  • Não tome remédio para dormir nem bebidas alcoólicas antes de dormir com seu filho, isso pode deixar seu sono mais pesado.

dormir com os pais1
Mas fique tranquila, logo tudo isso passa e seu bebê poderá dormir tranquilamente no quartinho que você preparou com tanto amor e carinho.

A hora de dormir pode ser excelente para criar ainda mais vínculo com seu bebê, então aproveite esse momento.

E lembre-se, que se o bebê vai ou não dormir com os pais, deve ser uma decisão do casal, só tome cuidado para que não afete a relação de vocês.

Seu bebê dorme na cama com você? Conte-nos como você faz para garantir a segurança dele aqui nos comentários. Não esqueça também de curtir e compartilhar o texto com outras mamães.

Cadastre-se em nossa lista de e-mail e receba todas as atualizações do blog.

Abs 🙂

Carina Emerick                                                                                                                                                                            Empório do Bebê e Cia

Comentarios