3 segredos para criar uma rotina com o bebê na hora de dormir

Dormir é muito importante para que seu filho se desenvolva corretamente. Pensando nisso, daremos alguns conselhos de como criar uma rotina com o bebê.

 

rotina com o bebê

Não tem coisa mais fofa que um bebê dormindo tranquilamente. Agora, nem sempre a hora de dormir é tão tranquila assim.

Muitas pais ficam à beira da exaustão quando tem filhos. Pois se já não bastasse a correria nossa de todo dia, isso pode se intensificar se por causa de seu pimpolho, ficar várias noites sem dormir direito.

Por isso, é tão importante criar uma rotina com o bebê na hora de dormir, mas a pergunta que não quer calar é: por onde eu começo? Confira então três conselhos, que podem ser aplicados facilmente, para que seus esforços funcionem.

 

Quanto antes começar melhor

Quando seu bebê é recém-nascido, é extremamente normal, que a criança acorde várias vezes durante a madrugada para mamar e para troca de fralda.

As terríveis cólicas podem tirar algumas noites de sono de você também. Então, nessa fase é impossível forçar uma rotina.

Um bebê pode começar a ser treinado a uma rotina a partir dos 2 ou 3 meses. Nessa fase um cueiro pode deixar a criança mais calma e a fará dormir melhor.

rotina com o bebê rotina com o bebê

 

 

E pode levar um tempinho para que ele siga direitinho, mas não deixe de tentar. Por isso, é importante criar uma rotina noturna para ele. Estabeleça o mesmo horário, com variação de poucos minutos (5 a 10 min).

A princípio, observe e anote (se possível) os horários que seu filho brinca, come e dorme. Isso poderá ajudar a colocar os horários. Use um caderno, seu computador ou até o celular, para fazer essa tabela.

Um banho relaxante, colocar o pijama, mamar e ir para o berço vão ajudar bastante. O ideal é que seu bebê aprenda a dormir sozinho, sendo colocado no berço ainda acordado.

Para que você consiga ver a hora que ele dormiu, sem que a luz do quarto atrapalhe o sono, você pode usar uma luz noturna com relógio.

rotina com o bebê

Nas primeiras semanas é fundamental dar prioridade total a esse processo, evite tudo que possa prejudicar como comer fora e passeios. Depois que o padrão de sono e alimentação forem estabelecidos, não terá problema sair dele uma vez ou outra.
Veja mais dicas para fazer seu filho dormir melhor

 

Rotina para o dia também

Muitos bebês acabam trocando o dia pela noite. Dormem muito a tarde e isso certamente atrapalhará o sono noturno.

Tenha horário para quase tudo, para acordar, para as sonecas, refeições, higiene. Claro que conforme ele for crescendo, tudo poderá ir mudando, mas no começo é importante ser metódico.

Ajude seu filho a perceber a diferença entre os dois horários. Mantenha a casa iluminada e com os sons do cotidiano, como TV, telefone, etc. Quando escurecer começa a silenciar sua casa, reduza a iluminação

Quando a rotina da noite for cumprida, a do dia também entrará nos eixos com muita tranquilidade.

Um passo muito importante para que seu bebê entre na rotina é ajudá-lo a diferenciar o dia e a noite.
Nas mamadas noturnas, evite não conversar muito com o bebê e quando ele acordar, converse, brinque, fale no tom de voz normal. Assim ele vai percebendo a diferença e qual o comportamento adequado.

Porém, em alguns dias, é comum que ele mame mais, precisa de uma soneca maior, saindo dos horários normais. Essas mudanças podem ocorrer em momentos de desenvolvimento, quando a criança passa de uma fase para outra.

Quando estão doentinhos, a rotina também irá embora. Não se preocupe, apenas quando seu bebê melhorar, volte tudo como era antes

 

A idade vai influenciar

Conforme o tempo passar as necessidades do bebê vão mudar. As sonecas vão diminuir, o intervalo que ele acorda de madrugada ficará maior, a quantidade de mamadas será reduzida, pois os alimentos sólidos entram, etc.

Leia mais sobre introdução de alimentos sólidos.

Tenha em mente, que como tudo na vida, a rotina do seu bebê precisará de ajustes necessários. Lembre-se, que seu bebê dará os sinais quando algo precisa mudar, esteja atenta para interpreta-los.

 

Bebês gostam de rotina, agora uma vez ou outra, não dormir de dia, comer mais tarde, mamar no colo dos pais, não deve ser um encarado com um problema. Alguns fatores podem alterar a um pouco a vida, o importante é que seu bebê esteja crescendo forte e saudável.
O que mais você faz para seu criar uma rotina com o bebê? Conte para mim nos comentários. Não esqueça de curtir e compartilhar esse texto, para que mais papais e mamães saibam sobre o assunto.

Deseja receber as atualizações do blog? Cadastre-se em nossa lista de e-mail.

banner-ebook

 

 

 

 

 

Até a próxima

Barbara B. Batista                                                                                                                                                 Empório do Bebê e Cia

Comentarios