Chupar chupeta entorta os dentes do bebê?

Chupar chupeta ou não, eis a questão? Veja alguns problemas que o uso incorreto da chupeta pode trazer e quais formas de evitá-los.

chupar chupeta

 

Um assunto que dividi muitas opiniões é se correto ou não chupar chupeta. Uns dizem que ela ajuda a deixar o bebê mais tranquilo e nos momentos de choro excessivo acalma-lo.

Outros defendem que a chupeta traz mais malefícios que benefícios, e o principal é que prejudica a dentição da criança, preferindo banir o item.

Há ainda quem argumente, que os problemas futuros vão depender da frequência e do tempo que ela é usada.

Mas antes de achar que a chupeta vai resolver a agitação e choro do bebê, lembre-se que ele chora por diversos motivos. Antes antes se certifique de resolver o problema real (se houver) e só então, tente-o acalmar com o item.

É verdade que chupar chupeta acalma a criança?

Sim, é verdade, pois o bebê tem necessidade de ficar sugando. Mas além de acalmar, sugar também ajuda a desenvolver os músculos e ossos do rosto. É uma forma de estimular o crescimento facial.

Mas o uso da chupeta não pode ser deliberado. Esse hábito pode fazer a crianças perder o interesse de mamar no peito, por causa da posição em que a língua precisa ficar, é muito mais fácil sugar a chupeta que o seio.

 

Então, chupeta é um problema?

Não necessariamente. Ela se tornará um problema se usada várias horas por dia e durante muitos anos. A sucção feita com muita frequência, prejudica a musculatura e a estrutura óssea dos maxilares, causando alterações faciais.

Se o tempo diário de uso for pequeno, apenas na hora de dormir, por exemplo, e sendo usado no máximo até o segundo ano de vida, não há problema algum.

chupar chupeta

 

Quais problemas o uso errado pode causar?

Quando a criança usa com muita intensidade e durante muitos anos a chupeta podem ocorrer alguns problemas apontados pelos dentistas, como: mordida cruzada posterior, mordida aberta anterior, dentes permanentes tortos e o maxilar inferior pode ficar para trás.

As bochechas, lábios e língua podem ser prejudicados com esse objeto e perder a força, dificultando a mastigação e que engula de forma incorreta alguns alimentos. Outra questão, é que a fala da criança também pode ser afetada, pois ao perder a força na musculatura facial, pode encontrar dificuldade para pronunciar alguns sons.

 

Portanto, se você decidir por oferecer uma chupeta ao seu filho, cuide para que esse hábito não se torne um vício e, escolha um produto de muita qualidade.

Uma dica, é usar uma chupeta adequada a idade do bebê. Ao nascer até os 2 meses de vida você pode oferecer uma mini chupeta.

chupar chupeta

Até os 6 meses, é indicado usar uma chupeta ortodôntica de tamanho médio.

chupar chupeta

A partir dos 6 meses até no máximo 2 anos, use uma chupeta ortodôntica recomendada para a idade.

chupar chupeta

Então, agora me diga, você vai optar pelo uso ou irá banir a chupeta da vida de seu bebê? Escreva nos comentários.

Ajude a divulgar os textos do blog, curtindo e compartilhando com outras mamães e papais que ainda estão indecisos, quando ao uso desse item.

banner-ebook-1

Cadastre-se em nossa lista de e-mail e receba as atualizações do blog.

Barbara B. Batista                                                                                                                                                   Empório do Bebê e Cia

Comentarios

Faça parte da minha lista! Saiba das novidades e ainda ganhe um presente: Um cupom de 10% de desconto para usar na nossa loja.

Barbara Bedim

Olá, eu sou a Barbara, mãe, nutricionista, apaixonada pelo mundo da maternidade, fundadora da loja virtual Empório do Bebê e Cia. Em nosso blog, as grávidas e mamães encontram um conteúdo transformador sobre esse universo da maternidade, para que a sua experiência se torne cada vez mais feliz e plena.

Website: http://emporiodobebeecia.com.br