A importância dos brinquedos educativos

Toda criança ama brincar. Então, confira quais as funções dos brinquedos educativos durante a infância e algumas sugestões de quais comprar.

brinquedos educativos

Independentemente da faixa etária, brincar é uma das partes mais importantes durante a infância. Mas os brinquedos educativos vão além de entretenimento, eles desempenham um papel importante para o desenvolvimento cognitivo e social das crianças.

 

Grande parte dos brinquedos disponíveis em lojas especializadas são eletrônicos, como celulares, tabletes, jogos de computador e DVDs, incentivando a criança a brincar sozinha. Claro que as crianças podem fazer uso da tecnologia para se divertirem, mas brinquedos educativos precisam fazer parte da vida dos pequenos também.

Atualmente, existe uma dificuldade de encontrar esses brinquedos em lojas. Eles podem ser encontrados com mais facilidade na internet.

 

Então, entenda um pouco mais sobre os benefícios proporcionados pelos brinquedos educativos e incentive seu filho a aprender brincando.

 

Desenvolvimento Cognitivo

Jogos auxiliam a criança a aprimorar o seu intelecto, estimula a memória e raciocínio lógico.

As capacidades de se concentrar e observar também são desenvolvidas, principalmente na fase de aprendizado.

 

Desenvolvimento Social

Brinquedos educativos transmitem valores sociais essenciais para a formação como indivíduo, como receber ajuda e auxiliar o próximo nas tarefas e a obediência às regras estabelecidas. Assim, eles levam esses conceitos para o dia a dia desde cedo.

Ajudam também a interagir com outras com crianças, sobretudo os que são realizados em grupo. Faz como que percebam a importância do relacionamento interpessoal.

brinquedos educativos

Outros Benefícios dos brinquedos educativos

Outros benefícios é que os brinquedos educativos melhoram a assimilação das informações que são passadas através deles.

Justamente por tornar o conhecimento mais lúdico são tão usados na fase de alfabetização da criança.  Assim eles aprendem se divertindo e ainda, desperta o interesse da criançada.

É um ótimo recurso didático tanto em sala de aula, como em casa. Também podem estimular habilidades de competição saudável e a criatividade.

Brinquedos de montar e encaixar peças, ainda, promovem o desenvolvimento da coordenação motora.

Em casa, substituir os eletrônicos por jogos educativos de vez em quando, além do desenvolvimento das crianças, os pais ainda podem fortalecer os vínculos com os filhos brincando juntos.

 

Escolhendo os brinquedos educativos

As dúvidas são inúmeras na hora de escolher qual brinquedo educativo comprar. Uma dica é basear a escolha de acordo com a idade da criança, até mesmo para evitar acidentes.

Outra dica é quanto mais simples, melhor será a compreensão da criança com as propostas do jogo. Jogos muito complexos podem provocar o desinteresse da criança por não estar madura ainda para esses novos conhecimentos.

 

Sugestões de brinquedos adequados para cada idade:

Até 6 meses

Para bebês os brinquedos devem ser coloridos, com vários tamanhos, texturas, ruidos e aromas diferentes, para estimular todos os sentidos.

Eles também não podem ser pesados para que peguem com facilidade e adequados para colocar na boca.

Uma boa opção são os móbiles que produzem som.

brinquedos educativos

 

De 6 meses a 1 ano

Brinquedos de apertar, sacudir, jogar, bater, empilhar são ideais nessa fase. Os chocalhos fazem sucesso. Como os dentinhos estão aparecendo também, e provam muita irritação nas crianças, associar o chocalho com mordedor será útil.

brinquedos educativos

 

De 1 a 2 anos

Nessa idade os primeiros passos acontecem e as crianças começam a interagir com outras pessoas, tanto da mesma idade quanto adultos.

Como as crianças ainda colocam os objetos na boca, você precisa escolher brinquedos que não contenham peças que possam ser engolidas ou danificadas com facilidade.

Bolas coloridas são uma excelente escolha, pois chama atenção e facilitam a interação.

brinquedos educativos

De 2 a 3 anos

Crianças nessa faixa etária gostam de se movimentar bastante. Então qualquer brincadeira que as movimente, garantirá a diversão.

Brincar de boliche será excelente. Instrumentos musicais, como uma guitarra musical, também são bem-vindos nessa idade.

brinquedos educativos brinquedos educativos

 

De 3 a 4 anos

Já brincam de montar e desmontar com brinquedos mais elaborados. As crianças não colocam a peças na boca, então peças menores podem ser acrescentadas, como os quebra-cabeças.

brinquedos educativos

Nesta idade, eles adoram historinhas infantis que tenham figuras, um livro quebra-cabeça é uma opção.

brinquedos educativos

Crianças de 4 a 6 anos

Jogos com regras fáceis, para trabalhar raciocínio, o desenvolvimento da personalidade
e das emoções, como a frustração (quando perdem, por exemplo).

Brincadeiras ao ar livre e em grupo, são essenciais nessa fase.

 

Gostou? Deseja saber mais sobre brinquedos educativos? Escreva nos comentários. Não esqueça de curtir e compartilhar esse artigo.

Para receber promoções e atualizações do blog, cadastre-se em nossa lista de e-mail.

banner-ebook-1

 

Até a próxima! 🙂

Barbara B. Batista                                                                                                                                                 Empório do Bebê e Cia

 

Comentarios