Como incentivar a leitura

Ler é um hábito maravilhoso, mas cada vez mais, as crianças leem menos e passam mais horas brincando com eletrônicos. Veja como incentivar a leitura desde cedo e tornar seu filho um leitor assíduo.

como incentivar a leitura

 

A tecnologia tem feito avanços extraordinários e está presente no cotidiano de muitas famílias. E a cada dia que passa surgem novos brinquedos, jogos de videogame e uma infinidade de distrações eletrônicas

Obviamente, isso acaba influenciando as preferencias das crianças na hora de se divertir e relaxar.

Com isso, fica cada vez mais difícil manter o hábito de leitura e cultiva-lo em nossos filhos.

Ler incentiva a imaginação, desperta a criatividade, exercita a memória, melhora a escrita, amplia o vocabulário e ainda pode aliviar o stress.

Mas o dilema de muitos pais é como incentivar a leitura do seu filho. Aqui constam algumas dicas que poderão te ajudar.

 

Incentive desde cedo

Leia histórias para seu filho desde pequeno, assim ele gostará de ler futuramente. Enquanto lê, você também pode representar as personagens, mudando as vozes por exemplo.

Quando eles ainda são bebês, livros de tecido ou até mesmo o livro de banho podem ajudar a incentivar.

como incentivar a leitura

Se seu filho for maiorzinho, livros com quebras cabeças e imagens bem coloridas são excelentes para prender sua atenção.

como incentivar a leitura

Não há uma idade ideal para começar esse hábito, no entanto, ao ouvirem adultos contarem histórias, as crianças desenvolvem habilidades de comunicação.

 

Exemplo é tudo

Crianças costumam imitar os padrões de comportamento dos adultos. Então, se você fica muito tempo na internet quando está livre, certamente seu filho irá fazê-lo também.

Se você deseja que seus filhos sejam leitores no decorrer de suas vidas, eles precisam ver que você tem esse hábito e que você precisa demonstrar que é uma atividade prazerosa.

Comente e mostre os livros que estiver lendo para despertar o interesse deles.

As crianças necessitam ter um tempo com seus pais, por isso tire um tempinho para lerem juntos. Ao associar a leitura com momentos junto com você, ele terá um incentivo a mais para gostar dos livros.

Quando seu filho já souber ler e manifestar quais os livros que ele se interessa, é importante que você respeite seu gosto literário. Ler algo que não gosta pode ter efeito rebote e desinteressa-lo.

Lembre-se, que a leitura precisa ser um prazer e não uma obrigação.

Celebrar cada novo livro lido de forma especial ou com recompensa também é uma dica interessante para manter seu filho interessado na leitura.

 

Momento para leitura

Seja quando você estiver lhe contando histórias ou quando ele já estiver lendo sozinho, separe um tempo todos os dias para isso.

Em algumas semanas isso se tornará um hábito e ele até sentirá falta nos dias que não acontecer.

Incentivar a leitura desde cedo facilitará o processo de alfabetização e a compreensão de todas as disciplinas quando ele estiver em idade escolar, tornando seu filho mais preparado para os estudos e para a vida.

Então, o que está esperando? Comece hoje mesmo a incentivar a leitura das crianças.

Você tem um pequeno grande leitor em casa? Nos conte como você o incentivou. Não esqueça de curtir e compartilhar com outros pais que desejam criar o hábito da leitura em seus filhos.

Cadastre-se em nossa lista de e-mail para receber as atualizações do blog.

banner-ebook-1

Abs

Barbara B. Batista                                                                                                                                                 Empório do Bebê e Cia

 

Comentarios