Atividades para estimular a coordenação motora da criança

A coordenação motora do seu filho precisa ser estimulada desde cedo. Confira como você aprimorar e garantir o desenvolvimento pleno.

coordenação motora

 

Muitos pais preferem deixar os filhos na frente da TV ou fazendo uso de aparelhos eletrônicos para se entreter.

Não que as crianças não possam fazer uso da tecnologia para se divertirem, mas oferecer brinquedos que ajudem a desenvolver habilidades e a coordenação motora da criança são sempre uma excelente ideia.

Manter o equilíbrio é fundamental, por isso estimule de diversas formas. Pensando nisso veja algumas sugestões de como garantir o desenvolvimento do seu filho.

 

O que é coordenação motora?

É a capacidade de realizar movimentos coordenados e podemos classifica-la de duas formas: coordenação motora grossa e coordenação motora fina.

A coordenação motora grossa nos ajuda a andar, correr, pegar o lápis, chutar uma bola sem direção, pular e etc.

A coordenação motora fina nos permite pegar pequenos objetos com a precisão necessária, acertar um alvo, pintar um desenho dentro da linha e por aí vai.
Por volta dos três anos seu filho vai começar a usar uma das mãos com mais frequência, pois uma mão fica mais habilidosa que a outra. Algumas crianças podem permanecer ambidestras até os cinco anos e depois escolherem uma das mãos.

Caso você perceba que seu filho começa a usar mais uma das mãos que a outra, antes dessa idade, informe o pediatra. Isso pode indicar problemas no desenvolvimento motor da criança.

 

Quando estimular?

A coordenação motora deve ser trabalhada do nascimento até os 6 anos de idade. E para que ele seja pleno, seu filho precisa fazer algumas atividades e brincar com objetos que o ajude.

Na escola, no período de Educação Infantil, os exercícios propostos incentivam o desenvolvimento de várias formas. Mas você também pode incentivar essas atividades na sua casa. A melhor maneira de aprimorar a coordenação motora é através de brincadeiras.

 

Ao empurrar um brinquedo, a criança estimula suas pernas, braços e seus os olhos por ficar atenta onde coloca o brinquedo. Na fase que o bebê começa a engatinhar, um rolo para engatinhar é uma excelente opção de brinquedo, pois além de estimular, ainda deixará ele mais seguro para explorar o ambiente.

coordenação motora

Ter em casa um tapete de atividades fará seu bebê se divertir enquanto aprende.

coordenação motora

 

A partir dos 2 anos, explore s desenhos e rabiscos coloridos, mas seu filho ainda vai mostrar falta de controle das mãos. Isso acontece pelo fato da coordenação motora fina ainda estar em desenvolvimento. Um cubo de atividades também será muito usado.

coordenação motora

Na fase dos 3 anos, os movimentos começam a se adequar e os exercícios mais intensos. Ele começará a fazer coisas novas com o brinquedo que antes só abraçava ou empurrava.

Brinquedos de encaixar não podem faltar na brincadeira.

coordenação motora

Aos 5 anos é o momento de aperfeiçoar a coordenação motora fina, já que a criança terá maior domínio da coordenação motora grossa ou ampla. Aos 6 anos de idade, começa a fase de alfabetização da criança e eles passam a desenhar e pintar com mais precisão.

Sempre escrevo aqui, que cada criança é um indivíduo e deve ser respeitado seu ritmo de desenvolvimento. Por isso, não exija demais, não dê atividades difíceis para a idade do seu filho, não o compare com nenhuma outra criança.

 

Se você perceber algum sinal de atraso no desenvolvimento do seu filho, procure um médico para acompanhamento.

Quais atividades são usadas para aprimorar o desenvolvimento do seu filho? Deixe nos comentários. Não esqueça de curtir e compartilhar o texto.

Cadastre-se em nossa lista de e-mail para receber as atualizações do blog.

banner-ebook-1

Até a próxima 🙂

Barbara B. Batista                                                                                                                                                 Empório do Bebê e Cia

Comentarios