Posso deixar meu bebê dormir de bruços?

O bebê dormir de bruços é perigoso? Veja quais as recomendações dos especialistas sobre o assunto e deixe o sono dele mais seguro.

bebe dormir de bruços

Muitas mamães ficam em dúvida sobre qual a posição correta para deixar seu bebê dormir. Principalmente se o bebê dormir de bruços é perigoso ou não. E com isso ficamos sem saber o que fazer, não é mesmo?

Você certamente já ouviu alguém dizer que o certo é colocar o bebê de bruços. Outros dizem que o médico recomendava colocar o bebê de lado com aquelas almofadas na lateral, para se caso ele regurgitasse durante o sono, não corria o risco de se engasgar.

E você, também, ouviu dizer que agora se deve colocar de barriga para cima, porém você fica com aquela pontinha de dúvida. Alguns garantem que é seguro de um jeito, outros falam de outra posição, mas afinal: será que posso deixar o bebê dormir de bruços?

Confira e tire sua dúvidas!

Orientação dos especialistas

A orientação dos especialistas sobre a posição correta é que você deve sempre coloca-lo de barriga para cima e não deixar o bebê dormir de bruços, independente se seja no meio da tarde ou seja à noite. Todas as vezes que a criança vai dormir, ela precisa ser colocada de barriga para cima.

Por isso, todos os envolvidos em cuidar da criança devem seguir essa regrinha. Esse simples cuidado, pode prevenir a morte súbita infantil, que ocorre de forma inexplicada durante o sono.

Sua mãe, sua avó, sogra e aquela tia mais velha, provavelmente vai dizer que o  certo é o bebê dormir de bruços, pois você e todos os bebês da família dormiram assim. Mas depois que houve essa mudança, a ocorrência de morte súbita caiu consideravelmente, conforme estudos das academias de pediatria dos Estados Unidos, da Inglaterra e até da Sociedade Brasileira de Pediatria.

A Pastoral da Criança também recomenda colocar as crianças para dormirem de barriguinha para cima.

Alguns médicos dizem para deixar os bebês de lado, mas algumas pesquisas científicas questionam isso. Lembre-se que a cabeça do seu filho deve ficar sempre de lado e a barriguinha para cima. Assim, o risco dele se engasgar é muito menor.

E se o meu bebê virar?

Aos 6 meses, muitos bebês começam a virar de bruços durante o sono, mas é impossível você vigiar a noite inteira e evitar o bebê dormir de bruços o tempo todo. Mas não precisa se apavorar. Na hora de dormir o coloque de barriga para cima, e sempre que você vir que ele está dormindo de bruços, vire-o.

Até porque 90% dos casos de morte súbita ocorrem com bebês menores de 6 meses e o fator principal é se o bebê dormir de bruços. Depois dessa idade, o risco cada vez diminui mais. Ainda bem né!

O que é morte súbita?

A síndrome da morte súbita infantil, também é conhecida como síndrome da morte súbita do lactente, como morte do berço ou Sids (sigla em inglês). Mas não se trata de uma doença específica.

Quando um bebê, aparentemente saudável, morre sem nenhuma explicação, os especialistas dão esse diagnostico, pois nem uma autópsia nem os médicos conseguem dizer qual causa da morte.

No Brasil, há um indicio que a ocorrência destes casos seja menor que em outros países, até os desenvolvidos. Talvez isso se dê a possibilidade dos registros não serem realizados com critério para que estatísticas mais apuradas e precisas possam ser levantadas.

Por que ela acontece?

Essa síndrome ainda é uma incógnita para os médicos e especialistas. Porém, acredita-se que ela ocorra devido uma série de fatores.

Algumas especulações é de que essa criança possa ter um problema cerebral, na parte que controla a respiração e o despertar, causando mais dificuldade em sua reação no caso de alguma bloquear a entrada de ar para os pulmões.

Em épocas ou regiões mais frias, os índices aumentam, e assim como muitos outros detalhes deste problema, não se sabe ao certo explicar quais os motivos.
.

Reduzindo o risco

Não há uma maneira de impedi-la, mas alguns cuidados diminuirão os riscos e te deixarão mais tranquila. Essas medidas de segurança, também impedem que o bebê se sufoque ou seja estrangulado durante o sono.

  • Coloque o bebê para dormir de barriga para cima;
  • Evite cobertas;
  • Use um colchão firme;
  • Não fume na gravidez e não deixe que pessoas fumem perto do bebê;
  • Não agasalhe demais o bebê;
  • Leve seu filho com frequência ao pediatra e tire todas as suas dúvidas;
  • O risco aumenta quando o bebê é prematuro ou tiver nascido com peso menor a 2,5 kg.
  • Não leve o bebê para a sua cama, mas caso seja necessário deixa-lo em seu quarto, use um berço portátil;

bebê dormir de bruços

Se você preferir pode usar um berço portátil com mosqueteiro.

Use um protetor de berço antisufocante.

bebê dormir de bruços

Vale lembrar que os perigos não estão restritos aos berços e camas, mas também fique atenta ao carrinho, cadeiras, bebê conforto e até mesmo no colo.

Tenha em mente que o risco de morte súbita existe sim, mas ele é muito pequeno. Lembre-se que é apenas mais um dos tantos riscos a que seu filho está sujeito ao longo de toda a vida. Então, tome essas providencias e fique tranquila.

Leia mais sobre como criar um ambiente seguro para o bebê dormir.

Outros benefícios

Além de evitar a morte súbita, deixar seu bebê dormir de barriga para cima proporciona outros benefícios. Estudos apontam que os bebês que dormem nesta posição tem menos chances de ter infecções de ouvidos e crises de nariz trancado.

Ainda não se sabe ao certo o motivo especifico, mas crianças que dormem assim tem menos esse tipo de desconforto que crianças que dormem em outras posições.

Ainda tem dúvidas sobre o  bebê dormir de bruços.? Deixe seu comentário que farei outro artigo sobre o assunto em breve.

Não esqueça de ajudar a divulgar essas informações importantes, curtindo e compartilhando o texto. Inscreva-se em nossa lista de e-mail para receber conteúdo e promoções da loja.

Comentarios