12 dicas de segurança para o carnaval das crianças

Para garantir tranquilidade para os pais e diversão para seus filhos nesse feriado, confira algumas dicas de segurança para o carnaval das crianças.

carnaval das crianças

 

O Carnaval está chegando. Festas, confetes, serpentinas, danças, brincadeiras e fantasias fazem a alegria da criançada nessa época. Mas é importante que as mamães, papais e responsáveis fiquem atentos a segurança e ao bem-estar dos pimpolhos.

Pensando nisso, darei algumas dicas de segurança para o carnaval das crianças, garantindo muita diversão para eles e tranquilidade para nós.

Leia mais sobre como curtir o carnaval com as crianças.

Ofereça bastante água

Com a quantidade de atividades e o calor típico dessa época do ano, é muito importante cuidar da hidratação das crianças. Leve garrafinhas ou copinhos para facilitar que bebam água quando estiverem com sede.

garrafinha

carnaval das crianças

 

Saiba como fazer a transição da mamadeira para o copo ou garrafinha, clicando aqui.

Alimentação leve

Evite alimentos gordurosos e pesados. O ideal é que as crianças consumam alimentos saudáveis como frutas e legumes, para evitar que se passem mal.

Uma lancheira térmica conservará o alimento fresco e na temperatura ideal por muito mais tempo.

carnaval das crianças

 

Cuidado com as fantasias

Os tecidos das fantasias e acessórios devem ser leves e fresquinhos. Evite tecidos sintéticos e que dificultem a movimentação dos pequenos.

Tome cuidado também com detalhes pontiagudos e aplicações, como pedras e lantejoulas, que podem se soltar facilmente, provocando machucados. Além do perigo de serem engolidos.

Pintura no rosto

No texto anterior falei um pouco sobre isso, mas vale reforçar que as tintas para esse tipo de brincadeira, devem ser especificas para o rosto e para uso infantil.

Assim, diminui, e muito, o risco de alergias e irritações nos olhos e mucosas da face.

Evite máscaras

A maior parte desses acessórios são feitos de materiais sintéticos, como plástico. Por isso, podem dificultar a respiração e até causar sufocamento em algumas situações.

Cuidado com bexigas e balões

Esses itens são feitos de borracha e quando estouram podem ser engolidos com facilidade. Por isso, Cuidado!

Preste atenção nas brincadeiras

Algumas brincadeiras podem machucar ou até mesmo incentivar comportamentos agressivos dos pequenos.

Não deixe que brinquem de lutinha (brincadeira que os meninos adoram), que façam montinho, brinquedos que não tenham equipamentos de segurança, etc. Até compor a fantasia com uma arminha de brinquedo, espada ou facas não é recomendado, por incitar a violência.

Risco de quedas

Em algumas cidades o Carnaval de rua faz parte das atividades culturais nessa época e é natural que muitas pessoas acompanhem os desfiles das sacadas de suas casas e prédios. Então, para evitar acidentes coloque rede de proteção nas sacadas e janelas, pois as crianças podem se pendurar na tentativa de assistir e acabar caindo.

Se você for passar o feriado em clubes ou locais com arquibancadas, também é preciso observar se há risco dos seus filhos caírem e tomar muito cuidado.

Blocos e desfiles

Se você e sua família vão participar de algum bloco ou desfiles, seja em escolas de samba, na rua ou em clubes, não perca seus filhos de vista por nem um segundo e de preferência fiquem de mãos dadas.

As crianças costumam ser muito distraídas, facilitando que se percam dos pais ou responsáveis. Outro perigo são os sequestros afinal nem todos estão nesses ambientes para se divertirem. Não esqueça que todo o cuidado é pouco.

Filtro solar neles

Abuse do filtro solar, mesmo que não estejam na praia ou piscina. Como a exposição solar pode ser prolongada leve na bolsa o fotoprotetor e reaplique sempre que necessário.

Não leve as crianças em locais superlotados

Principalmente os bebês, já que os riscos de doenças e infecções para eles é maior, pois seu sistema imunológico ainda não está fortalecido.

Até mesmo para quem tem crianças maiorzinhas, evitar locais aglomerados é recomendado. Caso não seja possível evitar esses lugares, procure ficar próxima às saídas de emergência e nas laterais, para se houver algum tumulto você perceba e saia com seu filho, rapidamente.

Preste atenção no calçado

Muitas mamães ficam preocupadas se o sapato vai ou não combinar com a fantasia das crianças, porém, o mais importante nessas ocasiões é o conforto.

Prefira os tênis de qualidade, que amorteçam o impacto dos pulos, das corridas e brincadeiras, isso evitará lesões nos pés, tornozelos e joelhos da molecada.

 

Desejo a todos um ótimo feriado e que o carnaval das crianças tenha muita alegria, diversão e tranquilidade. Não esqueça de curtir, comentar e compartilhar o texto para que mais crianças se divirtam no feriadão.

Inscreva-se em nossa lista de e-mail para receber conteúdo e descontos da loja virtual.

Comentarios