Nascimento dos dentes do bebê

O nascimento dos dentes é um marco de desenvolvimento que causa muito desconforto nos bebês. Veja quando nascem e o que fazer.

nascimento-dos-dentes

 

O surgimento dos dentinhos é uma fase de desenvolvimento que pode ser bem difícil e demorada. Em alguns casos pode se estender por até três anos.

Conheça um pouco mais desse processo e saiba o que fazer para aliviar um pouco do desconforto que o nascimento dos dentes podem causar no seu bebê.

Quando começam a nascer?

A maioria das crianças terão o primeiro dentinho por volta dos 6 ou 7 meses de idade. Mas uma curiosidade é que a cada dois mil bebês um já nasce com um ou dois dentinhos.

Durante o desenvolvimento no útero surgem os, chamados, botões dentários para a formação dos dentes de leite. Esses botões rasgam a gengiva entre o 3º e 12º mês.

Alguns bebês assim que completam três meses já ocorre o rompimento do primeiro dente, outros a espera pode ser até o primeiro ano.

Os segundos molares, (que ficam no fundo da boca e costumam ser os últimos a nascer) costumam sair até o segundo ano de vida da criança. Aos 3 anos, a dentição do seu filho terá 20 dentes-de-leite.

Sintomas do nascimento dos dentes

A chegada dos dentes costuma não ser muito divertida. O processo pode ser exaustivo tanto para o bebê quanto para os pais.

Se reparar que se bebê começar a babar mais que o normal, esse pode ser o primeiro sintoma. Muita dor também faz parte do processo, que pode começar até dois meses antes do dente surgir.

Normalmente, as gengivas ficam inchadas. Muitos pediatras afirmam que o nascimento dos dentes não causa febre ou diarreia, mas muitos pais observam esses sintomas na criança.

Veja quais mudanças são normais no cocô do bebê.

Mas acredite, para alguns bebes esse processo pode ser quase indolor e você só perceber quando o pontinho branco despontar na gengiva do bebê.

Como melhorar esse incomodo?  

Para aliviar o desconforto você pode dar mordedores ou massagear a gengiva dele com seu dedo enrolado em uma fraldinha ou usando uma dedeira de silicone. Coisas geladas também aliviam as dores e diminuem o inchaço.

dedeira-com-estojo-massageador-gengiva-summer-1-

Coloque o mordedor na geladeira por alguns minutos. Nunca dê direto do freezer para não machucar a gengiva.

nascimento dos dentes

 

A chupeta também pode ser mantida na geladeira. Frutas e iogurte geladinhos também vão ajudar.

Para saber se chupeta entorta os dentes clique aqui.

Nos casos de dor excessiva e febre, consulte o pediatra para que ele receite um analgésico infantil.

O que muita gente não sabe é que o desenvolvimento dos dentes é hereditário. Então, se um dos pais teve nascimento dos dentes precoce é muito provável que o mesmo aconteça. Nada pode adiantar o surgimento dos dentes.

Quando ficar preocupada?

Nós mamães costumamos comparar muito o desenvolvimento dos nossos filhos com outros bebês. Mas assim como alguns bebês podem já nascer com dente, outros esse processo pode demorar um pouco mais para começar, no caso dos prematuros por exemplo.

Se a criança completou um ano e ainda não tem sinal do nascimento dos dentes, consulte o pediatra.

Quer ler mais sobre cuidados com a gengiva e os dentinhos do seu filho? Deixe um comentário. Não esqueça de curtir e compartilhar esse artigo.

Inscreva-se em nossa lista de e-mail para receber conteúdo exclusivo e descontos da nossa loja virtual.
banner-ebook-1

Comentarios