Como saber se o bebê está com frio?

Aprenda a identificar alguns sinais para saber se o bebê está com frio.

bebe está com frio

Já entramos no outono e as temperaturas começaram a baixar, principalmente a noite. E um hábito que quase toda mamãe tem é agasalhar o recém-nascido independente da temperatura.

Pensando nisso, elaborei esse texto para você saber se o bebê está com frio e o que fazer ao perceber esses sinais. Confira!

Será que meu bebê está quentinho?

Essa com certeza é a pergunta que fazemos nos dias fresquinhos. Dá um medo deixá-los passar frio, não é mesmo?

Na tentativa de saber, muitas pessoas tocam as mãozinhas e os pezinhos dos bebês, mas você sabia que esta não é a forma correta para determinar se seu filho está ou não aquecido?

Uma coisa que poucas pessoas sabem é que as extremidades do bebê costumam ser um pouco mais frias mesmo, nem sempre indicando que ele esteja passando frio.

Para evitar que as extremidades gelem nos dias mais frios, luvinhas e meias de algodão são essenciais.

saber se o bebê está com frio

saber se o bebê está com frio

O correto é você observar o tronco e o abdômen! Se eles estiverem mais gelados que restante do corpo, gasalhe seu neném mais um pouco. Outra forma de observar, é prestar atenção se o pequeno está irritado ou mais pálido que o normal.

Será que os bebês sentem mais frio?

Há uma tendência das mamães e, principalmente das vovós, em colocarem muita roupa no bebê, pois acreditam que ele sente muito frio. No entanto, isso é um equívoco, pois eles não sentem mais frio que uma criança maiorzinha ou um adulto, por exemplo.

Os pediatras recomendam que até os 2 anos de idade, vestir a criança com uma camada a mais de roupa (em relação a nós), é suficiente. Assim, ele estará protegido nos dias mais frios e você mais tranquila.

Os bodies podem ser uma boa pedida, por serem práticos, confortáveis, quentinhos e ficarem bem por baixo de quase tudo.

saber se o bebê está com frio

Mas existe algum período mais crítico?

O período mais crítico é na fase que vai do nascimento até o primeiro mês de vida. Pois o bebê ainda não regula a temperatura corporal de maneira adequada. Mas isso não significa que você precisa enche-lo de roupas quentes, se a temperatura não estiver baixa.

Quando devo me preocupar?

A temperatura normal do nosso organismo, varia de 35,5 graus a 37,5 graus. Você deve se preocupar ao reparar que seu bebê está com temperatura corporal inferior a 35,0 graus. Observe apenas se não existe nenhum motivo que baixe a temperatura, como ar condicionado, falta de agasalhos, etc.

Se não identificar nada de anormal e ainda perceber que o bebê apresenta sinais de moleza, prostrado e recusa comer ou mamar, procure um pediatra ou unidade de saúde o mais rápido possível. Pois esses são sinais de hipotermia, que se não tratada a tempo, pode levar a morte.

Mas um alerta importante é para não agasalhar o bebê em excesso, principalmente na hora de dormir, para não causar outros problemas.

Leia como manter o bebê aquecido nas noites de inverno.

Gostou do texto? Ainda tem dúvidas? Deixe seu comentário. Não esqueça de curtir e compartilhar com outras mamães para todas saberem se o bebê está com frio.

Inscreva-se em nossa lista de e-mail para receber conteúdos exclusivos e promoções da nossa loja.

 

Comentarios