Cuidados com a mamãe: Sintomas de Mastite

Você já ouviu falar sobre Mastite? Então, nesse texto você conhecerá os sintomas de mastite e como evita-la.

 

Olá mamães lindas, como vão?

Quem acompanha nosso blog sabe que trazemos muita informação sobre o universo da maternidade. Mas a maioria dos nossos textos são voltados para as questões dos nossos bebês.

Pensando nisso, daremos início a uma série de textos para nós, mamães. Periodicamente o “Cuidados com a mamãe” trará um assunto especifico. Espero que todas gostem!

 

Amamentar é um momento maravilhoso, mas em alguns casos pode causar muito desconforto. Um desses problemas é a mastite.

Você pode estar pensando: Mas Barbara eu nunca ouvi falar sobre isso! Por isso, continue lendo esse texto para entender o que é e quais são os sintomas de mastite, além das dicas para prevenir. Confira:

O que é Mastite?

É uma inflamação nas mamas, causada normalmente pela obstrução dos canais por onde o leite passa. Por isso, é mais comum em mulheres que estão no período de amamentação.

No entanto, esse problema pode ocorrer também com mulheres que não estão amamentando, provocada por bactérias na região do seio, por meio de ferimentos ou piercings no mamilo, por exemplo.

Mas tem cura?

Felizmente sim, mas para evitar sequelas o tratamento precisa começar o mais cedo possível.

Por isso procure um ginecologista que indicará o tratamento mais adequado. Na maioria dos casos é aconselhado que a paciente repouse e esvazie a mama afetada frequentemente com uma bomba de leite.

sintoma de mastite

Você deve continuar oferecendo a mama afetada para o bebê mamar.

 

Em casa, faça compressas com água fria sobre a região dolorida. Porém, ao realizar a compressa fria evite amamentar nos próximos 10 minutos. Caso seja necessário, aplique uma compressa morna ou tome um banho quente para facilitar a saída do leite.

 

Nos casos mais graves, quando há uma infecção, o tratamento será feito com antibióticos receitados pelo médico até que o problema seja eliminado.

Quais os sintomas de mastite?

No começo, eles são parecidos com os sintomas de uma gripe, como: fadiga, calafrios e mal-estar, que muita gente chama de “corpo ruim”.

Depois os sintomas podem evoluir para:

  • Dor na mama ou mamas;
  • Inchaço no seio;
  • Vermelhidão;
  • Caroços no local dolorido.

Dificilmente ela acontece nas duas mamas, a não ser que não seja tratada e comece a ocorrer o entupimento da outra também.

Como evitar uma mastite? 

Você precisa esvaziar as mamas frequentemente, ou seja, deixe o bebê mamar todo o leite de um seio antes de oferecer o outro.

 

Muitas mulheres acabam preferindo dar mama de apenas um lado, mas é muito importante oferecer as duas mamas. Nem sempre o bebê esvaziará os dois em uma mamada, então alterne, se ele mamou em um seio, na próxima vez que amamentar dê o outro.

 

Use também sutiãs de algodão que não estejam apertados e sempre limpos, para evitar pressão excessiva e prevenir o aparecimento de bactérias.

 

Gostou da nova série de textos “Cuidados com a mamãe” ou ainda tem dúvidas sobre o assunto? Deixe seu comentário. Não esqueça de curtir e compartilhar para que outras mulheres conheçam os sintomas de mastite.

Inscreva-se em nossa lista de e-mail para receber conteúdo exclusivo e promoções da nossa loja.

Comentarios