Como manter a segurança das crianças em casa – Parte I

em

Muitos acidentes, envolvendo crianças, acontecem dentro de casa. Veja como manter a segurança das crianças.

segurança das crianças

Ter crianças em casa é realmente uma delícia, apesar de toda a bagunça que fazem, não é mesmo! Eles vão de um lado para outro com muita rapidez e num piscar de olhos correm muitos perigos.

Por isso, devemos redobrar os cuidados para manter a segurança das crianças, já que a maioria dos acidentes envolvendo os pequenos acontece no ambiente doméstico.

Veja algumas dicas para evitar acidentes e ficar mais tranquila para deixar seu bebê explorar toda casa.

Confira também como criar um ambiente seguro para seu bebê dormir.

Portas

Quando as crianças começam a andar e engatinhar adoram se esconder e fechar as portas. Com isso, podem acabar se trancando ou prendendo os dedinhos.

Dependendo do impacto, os dedos do bebê podem fraturar ou até mesmo serem arrancados. Por isso, use protetores de porta para evitar que esses acidentes ocorram. Existe trava para portas de correr também.

segurança das crianças

Fios e tomadas

Para evitar choques, além de manter os eletrodomésticos portáteis (secador, liquidificador, etc) fora do alcance das crianças, você precisa esconder os fios elétricos, atrás ou dentro dos móveis.

A mãe de uma amiga conta, que quando ela era pequena pegava os grampos de cabelo (sim, aqueles metálicos que alguns conhecem como ramona) e tentava enfiar na tomada. Olha que perigo!

Então, ela usava protetores de tomada pela casa toda. Ainda bem que a minha amiga nunca levou um choque, mas ela tem medo de tomada até hoje, mesmo adulta. Acho que é de tanto gritarem para ela sair de perto.

segurança das crianças

Móveis

Observe se não há móveis com cantos que a criançada possa se machucar e coloque protetores de quina urgente. Você encontra o protetor de quina em rolo ou o protetor em pecinhas.

segurança das crianças

segurança das crianças

Verifique se não há risco da estante ou cômoda cair em cima do seu filho. Se for necessário, os mantenha fixados na parede.

Quedas

Criança e tombo deviam ser sinônimas. Como eles caem! Mas você pode evitar quedas de lugares que podem causar ferimentos graves.

Nunca deixe o bebê sozinho em locais altos como sofás, camas, trocadores e quando eles começam a ficam em pé, não os deixe sem supervisão no berço também.

Use cintos de segurança em carrinhos, bebê conforto e cadeirões, que devem ser bem firmes para não tombar com os movimentos da criança.

Instale telas protetoras em todas as janelas e sacadas. Se você tem escadas ou degraus em casa, coloque portõezinhos removíveis para garantir a segurança das crianças.

 

Como existem muitos perigos dentro de casa e coisas que podemos fazer para evitar acidentes domésticos, resolvi dividir esse texto em duas partes. Então, não perca o restante na semana que vem.

Tem alguma dica de segurança ou já passou por algum susto com seu bebê? Escreva aqui nos comentários.

Curta e compartilhe para nos ajudar a divulgar o texto para outras mamães. E não esqueça de se inscrever em nossa lista de e-mail para receber conteúdo exclusivo e as promoções da loja.

 

 

Comentarios