Cuidados com a Mamãe: Enjoo na Gravidez

Você sente enjoo na gravidez? Veja quais são as causas e o que pode fazer para aliviar o desconforto.

Ficar enjoada é horrível, mas esse sintoma é mais comum do que você imagina. Cerca de oitenta por cento das mulheres sentem enjoo na gravidez.

Se você está passando por isso ou tem medo de passar quando estiver esperando seu bebê, confira as possíveis causas e o que fazer para diminuir esse desconforto.

Confira a lista completa para o enxoval do bebê.

O que causa o enjoo na gravidez?

Não há uma explicação única e específica para isso. O mais provável é que as mudanças que acontecem em nosso corpo, causem os enjoos.

A elevação dos níveis hormonais, como o estrogênio e o HCG são os principais motivos. Além disso, muitas mulheres ficam com o olfato apurado, consequentemente, mais sensível aos cheiros, e também a maior acidez no estômago deste período.

Quanto tempo dura?

Coloque uma coisa na sua cabeça, nenhuma gestação é igual a outra, por isso, as causas e o tempo das náuseas pode variar muito.

Algumas mulheres podem ter enjoos nas primeiras semanas, outras nos primeiros meses e uma pequena porcentagem tem esses sintomas por mais tempo ou até o fim da gestação. Você mesma se tiver várias gravidezes perceberá que muita coisa não ocorrerá da mesma forma.

Metade das gestantes obtém melhoras quando encerra o primeiro trimestre.

Caso você não se alimente direito ou não consiga segurar nada no estômago, tendo crises de vômito, converse com seu médico para receber orientação sobre o que fazer e não correr o risco de ficar desnutrida, desidratada ou sofrer outras complicações.

Se além do vômito ou falta de vontade de comer, você sentir febre, mal-estar ou diarreia, procure o médico o mais rápido possível. Nestes casos, você pode estar com alguma infecção ou intoxicação alimentar e necessita de tratamento especial.

O que fazer para melhorar?

Infelizmente, não existe fórmula mágica para aliviar o enjoo na gravidez, porém em alguns casos, a mudança alimentar já é suficiente para melhorar os sintomas. Mas se julgar necessário, seu médico poderá receitar remédios e repouso também.

Para diminuir a acidez do estômago, não fique sem comer por mais de três horas. Comer alimentos saudáveis, como frutas (principalmente banana e melancia), legumes, verduras, biscoitos de água e sal ou integrais, iogurtes e acrescentar gengibre em sua alimentação vão ajudar bastante.

Beba muita, mas muita água mesmo.

Procure preparar e levar seus alimentos, ao invés de comprar prontos ou na rua, assim você garante que tenham sidos preparados de forma saudável. Para transporta-los você pode usar uma bolsa térmica própria que caiba na bolsa.

E evite, ao máximo, alimentos ácidos, refrigerantes a base de cola e açucares que aumentam ainda mais a acidez no aparelho digestivo.

Fracione em pequenas porções, pois assim é mais fácil do alimento permanecer no seu organismo. Não se force a comer algo que não lhe apeteça, coma apenas aquilo que sentir vontade.

Para te consolar, alguns médicos e nutricionistas dizem que o enjoo na gravidez pode ser um bom sinal. Afinal, ele indica o aumento dos hormônios que garantem o desenvolvimento da sua gestação.

Outro detalhe importante, se as náuseas forem consideradas normais (ou seja, sem nenhuma causa que indique problemas), ela por si só não afeta o bem estar do seu bebezinho. Ufaa né!

Você sente ou sentiu enjoo na gravidez? Conte-nos como melhorou, deixando seu comentário. Curta e compartilhe também.

Inscreva-se em nossa lista de e-mail para receber descontos e conteúdo exclusivo.

 

 

Comentarios

Faça parte da minha lista! Saiba das novidades e ainda ganhe um presente: Um cupom de 10% de desconto para usar na nossa loja.

Barbara Bedim

Olá, eu sou a Barbara, mãe, nutricionista, apaixonada pelo mundo da maternidade, fundadora da loja virtual Empório do Bebê e Cia. Em nosso blog, as grávidas e mamães encontram um conteúdo transformador sobre esse universo da maternidade, para que a sua experiência se torne cada vez mais feliz e plena.

Website: http://emporiodobebeecia.com.br