Como manter a segurança das crianças em casa – Parte II

Quando o assunto é segurança das crianças em casa, todo cuidado é pouco. Veja mais dicas para ficar tranquila e deixar seu filho explorar cada ambiente.

 

Como esse assunto é muito amplo, dividi em dois textos para facilitar a leitura. Semana passada, falamos sobre como manter as crianças seguras de quedas, portas, móveis, fios e tomadas. Hoje vou falar mais um pouco sobre como manter a segurança das crianças em casa.

Confira:

Para ler como manter a segurança das crianças em casa – parte I clique aqui.

Envenenamentos

Produtos de limpeza, inseticidas e remédios guardados em casa são a causa de muitos acidentes envolvendo crianças, por isso, sempre deixe-os fora do alcance delas. Procure colocar em armários ou prateleiras altas.

Caso seja necessário guardar em locais baixos, deixe os produtos nocivos em armários com portas e use travas para gabinetes, para impedir que seu filho abra e evitar o envenenamento.

segurança das crianças em casa

Como alguns comprimidos são pequenos e coloridos, as crianças podem achar que são balas e ingerir uma grande quantidade. Todo cuidado é pouco, nunca esqueça disso!

Eletrodomésticos

Outros itens que podem proporcionar acidentes domésticos graves e até fatais são os eletrodomésticos.

Para evitar que seu filho coloque algo dentro do microondas e cause uma explosão, ou se pendure nas grades da geladeira (acredite, tem criança que faz isso!), ou ainda, se esconda na máquina de lavar roupas (isto também viu) as travas para eletrodomésticos são recomendadas.

segurança das crianças em casa

Afogamentos

As crianças adoram água! Basta ver um recipiente com o líquido que vão brincar, bater as mãozinhas, mergulhar os brinquedos e esta brincadeira inocente pode causar afogamento.

Nunca deixe bacias, baldes, tanques, piscinas infantis ou qualquer recipiente cheios de água onde seu filho consiga ter acesso.

Caso, esteja calor e você resolva deixa-lo brincando com água fique sempre de olha, jamais o deixe sem supervisão de um adulto.

Banheiro e cozinha

Dois cômodos da casa que são campeões de acidentes: cozinha e banheiro. Sei que os motivos são óbvios, mas não custa reforçar.

No banheiro, as banheiras não esvaziadas e privadas podem causar afogamentos também. Vasos sanitários podem causar quedas quando as crianças saem da fralda e começam a usa-los, com isso os redutores sanitários são necessários.

segurança das crianças em casa

 

Pisos molhados sem proteção causam quedas e fraturas nas crianças. Então, use um tapete para banho que evite escorregões e quedas dos pequenos.

Na cozinha existe o perigo do bebê se machucar ao subir na mesa, armários e pia. O acesso a objetos cortantes, como facas e raladores, e os utensílios de vidro que são altamente cortantes, como copos, pratos, refratárias, entre outros.

Cuide também do fogão, pois a criança pode abrir as bocas e com a vazamento do gás causar uma explosão.

Lembre-se que prevenir é sempre melhor que remediar.

Tem alguma dica de segurança ou já passou por algum susto com seu bebê? Escreva aqui nos comentários.

Curta e compartilhe para nos ajudar a divulgar o texto para outras mamães. E não esqueça de se inscrever em nossa lista de e-mail para receber conteúdo exclusivo e as promoções da loja.

Comentarios