Perguntas e respostas sobre como adotar uma criança.

em

Muitos casais decidem adotar uma criança, mas são tantas perguntas sobre os procedimentos. Tire suas dúvidas, lendo o texto completo.

 

Adotar uma criança, tem sido cada vez mais debatido e se tornado menos um tabu em nossa sociedade. Hoje em dia, desejam entrar para a fila de espera, casais homossexuais que desejam ter filhos, casais com dificuldades de fertilidade ou até mesmo pessoas que tem vontade de ter um novo integrante a família.

O processo para adotação pode ser um tanto quanto demorado, levando um ano ou mais para serem concretizados. E isso, muitas vezes, desanima pessoas que estão na fila de espera.

Não importa qual desses motivos te levaram a decisão de adotar, se você tem dúvidas sobre todo o processo, no texto de hoje traremos as principais perguntas e respostas sobre o assunto. Confira!

Preciso ser casado para adotar?

Felizmente, não. Pessoas solteiras, casadas, divorciadas e viúvas podem participar de um processo de adoção, desde que sejam maiores de idade.

Como dar entrada no processo?

Basta procurar a Vara da Infância e Juventude de sua cidade com seus documentos em mãos. Depois de dar entrada no processo e se ele for aprovado, você ficará cadastrado no banco de dados estadual e nacional para adoção.

Para mais detalhes clique aqui.

Posso escolher as características físicas e idade da criança?

Sim! Na entrevista realizada depois da aprovação do cadastro, você poderá dizer quais as características e idade da criança que pretende adotar. Assim, será criado um perfil desejado.

Existe prioridade?

Cada Estado tem seu critério. Para maiores detalhes consulte a Vara da Infância e Juventude do estado que você mora. Ser habilitado no Cadastro Nacional de Adoção (CNA) do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) poderá facilitar a possuir guarda provisória de crianças menores de três anos.

Existe um período de adaptação antes da decisão final do juiz?

Sim. Isso ocorre com crianças menores de um ano, para que seja verificado se há adaptação adequada. Os futuros pais, visitam a criança constantemente antes de leva-la para casa definitivamente.

Como é feita a escolha da criança a ser adotada?

Com base no perfil criado por você na entrevista, sempre que uma criança que possua características semelhantes, o interessado será comunicado. Assim, o adulto será chamado para conhecer a criança.

Alguns casos de recém nascidos, os pais adotivos podem levar para casa em seguida. Se for o seu caso, confira a lista completa de enxoval para a chegada do seu filho.

A parte financeira é um critério decisivo?

Não, é avaliado apenas se a pessoa ou família que deseja adotar poderá oferecer condições adequadas para o desenvolvimento da criança. E para isso não precisa ser abastado financeiramente.

É possível adotar mais de uma criança ao mesmo tempo?

É comum a adoção de irmãos pela mesma pessoa ou família, para evitar que eles se separem, já que perderão o vinculo (na maioria das vezes) com os pais biológicos.

Você conhece alguma história de adoção ou ainda tem dúvidas? Deixe seu comentário. Não esqueça de curtir e compartilhar para nos ajudar a divulgar as informações.

Inscreva-se em nossa lista de e-mail para receber conteúdo exclusivo e promoções da nossa loja virtual.

Comentarios