Cuidados com mamãe: diminuir inchaço na gestação

Você sabe o que é edema? É aquele inchaço na gestação que ocorre nos pés e tornozelos. Saiba como diminui-lo e aumentar seu bem estar durante esse período tão especial.

Quando uma mulher está grávida, seu organismo acaba retendo mais líquido que o normal, provocando o inchaço nos pés e tornozelos.

Veja como causas e você pode diminuir o inchaço na gestação para se sentir melhor, neste momento tão especial.

Causas do inchaço na gestação

Com o crescimento do bebê no útero, as veias da região pélvica sofrem muita pressão dificultando a circulação do fluxo sanguíneo das pernas. Com o acumulo de sangue, os vasos capilares (que são bem pequenos) fazem a água do corpo descer para o tecido dos membros inferiores.

Quando não estamos grávidas, essa água é absorvida facilmente pelo corpo. Mas neste estado, o organismo responde de maneira mais lenta a essa reação natural.

Esse inchaço tende a piorar com o decorrer do dia, principalmente se ficamos muito tempo em pé ou sentada sem colocar os pés para cima.

Na reta final da gravidez, o inchaço pode afetar as mãos também, fazendo com que muitas gestantes não consigam usar anéis nem alianças.

A mulheres que tem o final de sua gestação em épocas quentes sofrem mais ainda com os edemas, pois o clima favorece o inchaço.

Mas o inchaço é normal?

Fique tranquila, este tipo de inchaço é normal e muito comum entre as gravidinhas. Pode perguntar para todas as mulheres que já tiveram filho, todas vão relatar que ficaram bem inchadas.

Eu mesma, no último trimestre de gravidez só tinha uma rasteirinha que servia e não conseguia usar sapato fechado de jeito nenhum. Como dizem, meu pé ficou parecendo um pão.

Quando devo me preocupar?

Se você perceber que inchou de repente e que seu rosto também está sofrendo essa alteração, consulte seu médico, pois isso pode ser um sinal de problemas como a pré-eclâmpsia.

O médico certamente irá pedir exames para determinar as causas e dar as orientações corretas de como proceder em cada caso.

Como minimizar o inchaço na gestação?

Veja algumas dicas para diminuir ou amenizar o problema:

  • Eleve os pés sempre que possível
  • Evite ficar em pé ou sentada por muito tempo.
  • Se conseguir, use aquelas meias-calças de compressão. Lembre-se que elas devem ser colocadas antes mesmo de sair da cama ao acordar.
  • Exercite-se. Faça caminhadas leves, hidroginástica ou natação. Consulte o médico, para saber se você tem alguma restrição para fazer exercícios físicos.
  • Tenha uma alimentação saudável. Evite ao máximo alimentos industrializados e com alta concentração de sódio.
  • Faça uma drenagem linfática periodicamente se puder.

Lembre-se que mesmo depois do nascimento do bebê, o inchaço pode durar alguns dias ou semanas ainda, por isso não se preocupe. Caso no final dos quarenta dias de dieta você perceber que não melhorou, informe seu médico.

Leia sobre dificuldades no pós-parto.

Você tem dicas para aliviar o inchaço na gestação? Deixe seu comentário. Não esqueça de curtir e compartilhar o texto com outras mamães.

Inscreva-se em nossa lista de e-mail para receber conteúdo exclusivo e promoções da loja virtual.

Comentarios

Faça parte da minha lista! Saiba das novidades e ainda ganhe um presente: Um cupom de 10% de desconto para usar na nossa loja.

Barbara Bedim

Olá, eu sou a Barbara, mãe, nutricionista, apaixonada pelo mundo da maternidade, fundadora da loja virtual Empório do Bebê e Cia. Em nosso blog, as grávidas e mamães encontram um conteúdo transformador sobre esse universo da maternidade, para que a sua experiência se torne cada vez mais feliz e plena.

Website: http://emporiodobebeecia.com.br