Transição: do berço para a cama

Você acha que já está na hora do seu filho dormir na cama, mas não sabe por onde começar? Veja algumas dicas para fazer a transição do berço para a cama.

Muito se fala sobre o fato do bebê deixar do dormir no berço e passar a dormir na cama. Mas muitas de nós não sabe por onde começar, pois tem medo dele cair e se machucar durante a noite.

Outra coisa que causa preocupação, é o fato da própria criança tentar descer do berço pulando as grandes. Para este momento, preparamos um texto especial para te ajudar na transição do berço para a cama.

Qual a idade certa para isso acontecer?

Na verdade não existe uma idade certa, porém essa transição ocorrerá a em algum momento entre os 18 meses e os 3 anos de idade. Primeiro você precisa observar seu filho, como sempre frisamos aqui, cada criança é um individuo, tem seu ritmo que deve ser respeitado.

Não apresse as coisas, pois a criança pode ainda não estar preparada, o que tornará este processo muito difícil e até traumatizante para ela. Como todas as demais transições seu filho dará indícios de que está pronto para iniciar a nova fase.

Veja vídeo sobre a transição da mamadeira para o copo clicando aqui.

Mas e seu meu filho pular a grade do berço?

Claro que ao tentar pular a grade, a criança pode se machucar gravemente, mas não é por isso que você irá se precipitar para que a transição aconteça. Lembre-se que a maioria das coisas na vida de um bebê precisa ocorrer de maneira gradativa e natural para não causar transtornos. Tudo é um processo.

O fato dele pular a grade, pode ser um indicio de que está na hora dele dormir na caminha, mas não faça isso de uma hora para outra.

Como devo fazer?

Primeiro de tudo, converse com a criança. Fale o quanto ele cresceu e que está na hora de mudar do berço para cama. Argumente com o fato dele não caber mais.

Caso você tenha filhos maiores, sobrinhos e amigos que durmam na cama, mostre o quanto isso será legal. Não esqueça de não fazer comparações, apenas o faça ver que está na hora disso acontecer e que todos passam por isso também.

Se você tiver condições escolha uma cama bem divertida. Leva-lo para escolher lençóis com o seu personagem favorito poderá deixa-lo mais animado.

Monte a cama (sem tirar o berço) e coloque seu filho para tirar as sonecas da tarde nela. Assim ele irá se acostumar.

O que posso fazer para ele não cair da cama?

O risco de queda existe, mas será menos grave do que as que ele poderá ter se pular a grade do berço. As camas infantis são mais baixas para minimizar o risco.

Outra forma de evitar quedas é colocar aquelas grades de cama ajustável, assim ele consegue sair da cama sem cair.

Caso você não tenha essa grade, não se preocupe, coloque um colchão ou almofadas ao redor da cama, para amortecer eventuais quedas.

Não esqueça de curtir e compartilhar o texto com outras mamães. Inscreva-se em nossa lista de e-mail para receber conteúdos exclusivos.

 

Comentarios