Meu bebê está com febre e agora?

Você sabe identificar quando o bebê está com febre? Saiba quais são as recomendações e o que fazer para controlar a situação.

Febre no bebê é uma coisa que deixa qualquer uma preocupada. E algumas mamães não podem perceber o bebê mais quentinho que correm com ele pro médico.

Há quem fique na dúvida sobre quando realmente o bebê está com febre, o que fazer e como controlar a situação em casa. Saiba mais lendo o texto na íntegra.

Qual temperatura é considerada febre?

Antes era considerada a partir de 37 graus (por isso, é muito comum você ouvir alguém dizer que o bebê já está com febre), mas como a temperatura corporal da criança pode se elevar sem significar qualquer problema.

Os médicos e especialistas consideram febre se o termômetro acusar acima de 37,5 graus. Com 37 graus é considerado que a criança está febril.

O que devo fazer?

Se o bebê for recém nascido ou tiver menos de três meses, procure um médico ou serviço de saúde assim que possível.

Caso você perceba que seu filho de mais de três meses, está com a temperatura considerada febre, mantenha a calma. Não adianta sair correndo em disparada atras de um pediatra, pois a maioria vai pedir para você aguardar 24 horas (Alguns pedem até 48 hs).

Pois como eu disse, é normal a temperatura corporal das crianças elevar e baixar sem qualquer motivo grave.

Agora se nesse prazo ela não ceder, procure um pediatra ou posto de saúde mais próximo para que seja averiguado qual é a causa e que o tratamento adequado seja administrado.

Quais as possíveis causas?

As causas mais comuns de febre são:

  • Depois de tomar uma dose de vacina;
  • Gripe ou resfriado;
  • Garganta e ouvido inflamado;
  • Doenças respiratórias como bronquite, asma, sinusite e a mais grave pneumonia;
  • Infecções causadas por vírus
  • infecção urinária.

Os médicos costumam dizer que o nascimento dos dentes, por si só só causam desconforto na gengiva. Mas é muito comum neste período as mamães observarem que o bebê está com febre e até com diarreia.

Leia sobre o nascimento dos dentinhos.

Mais importante que a temperatura é se está acompanhada de outros sintomas. Então, lembre-se também de observar se ele está com falta de apetite, sinais de dor, choro constante, se o bebê fica muito parado e procure seu pediatra.

Como posso controlar a febre em casa?

O primeiro passo sempre é medir a temperatura corporal para ter certeza se o bebê está com febre e não se basear apenas por ele estar mais quentinho. Então, tenha um termômetro digital em casa para saber a temperatura exata.

 

 

 

 

 

Dar banho morno (nunca quente para não piorar) e fazer compressas de água fria na testa e pescoço ajudam a baixar a febre por um tempo.

Se tiver agasalhado tire um pouco de roupa e meça de novo para ver se diminuiu.

Um amigo bombeiro me ensinou a passar álcool nas axilas e esfregar, pois eles fazem isso em vítimas de acidentes que apresentam o quadro. Realmente funciona, porém cuide apenas para não machucar a pele sensível da criança (use álcool 70% e não faça muitas vezes).

Algumas gotinhas de paracetamol são tiro e queda, mas antes de medicar em casa tenha certeza que seu filho não é alérgico a qualquer componente do medicamento. Se ele nunca tomou, não medique.

Tem dicas para baixar a temperatura quando o bebê está com febre? Deixe seu comentário. Não esqueça de curtir e compartilhar o texto com outras mamães.

Inscreva-se em nossa lista de e-mail para receber conteúdo exclusivo e ficar por dentro das promoções da loja.

Comentarios