Xixi na cama: Tem como evitar?

Seu filho saiu da fralda e agora ele faz xixi na cama quase toda noite? Saiba se é possível evitar que ele acorde encharcado.

Você fez todo o processo de desfralde e finalmente seu filho saiu da fralda. Mas agora ele faz xixi na cama quase todas as noites e você não sabe o que fazer.

Quem já passou pela fase de desfralde com seu bebê, sabe que demorou um bocado até que você parasse de colocar fralda nele. Porém, o desfralde não se resume apenas a ausência do uso de fralda plástica.

E a pergunta que muitas mamães se fazem é se tem como evitar que a criança acorde encharcada. Se você também se pergunta isso, confira algumas dicas.

Leia também como fazer seu filho usar o troninho.

É normal fazer xixi na cama?

Logo depois da sair da fralda, mesmo que durante o dia a criança tenha total controle e avise quando precisa fazer xixi, durante a noite a coisa pode ser bem diferente.

Durante o sono o bebê não tem controle da bexiga e o sono pesado pode deixar bem difícil que ele desperte ao sentir vontade.

A dificuldade para controlar a bexiga é hereditária, veja com os avós se um dos pais passaram pela mesma situação.

O importante é você não encarnar muito com isso agora. Até os 3 anos, metade das crianças deixa escapar xixi durante a noite, e 12% os acidentes ainda acontecem até os 6 anos. É considerado normal, fique tranquila!

Tem como evitar?

Evitar completamente, não cabe apenas a você, porém algumas atitudes podem reduzir, e muito, o xixi na cama. Confira as dicas:

Coloque o bebê para fazer xixi todas as noites antes de dormir, isso irá reduzir a probabilidade dele acordar molhado;

Evite dar muito líquido próximo a hora de dormir;

Se você acordar durante a noite, poderá leva-lo para o banheiro, mas isso não fará com que ele tenha domínio sobre a bexiga, vai evitar apenas que urine no colchão.

Sempre que acontecer, é essencial que não fique brava, mostre ao seu bebê que não tem problemas, que acidentes acontecem e que vão continuar tentando.

Higienização das roupas de cama e colchão.

Toda vez que seu bebê fizer xixi na cama, a roupa de cama deve ser muito bem lavada para que não fique resíduo da urina. Tire o excesso de xixi com água corrente e deixe algumas horas de molho antes de colocar na máquina.

Para evitar o mal cheiro e as manchas no colchão, você poderá optar por um que venha com forro impermeável ou comprar capas de colchão que façam isso.

Mas caso o colchão do bebê não tenha forro, ou se ele fizer xixi na sua cama, ou até mesmo que seja no sofá, você pode usar um produto que tire os possíveis odores e as manchas causadas.

 

Tem dicas para evitar o xixi na cama? Compartilhe conosco, deixando seu comentário. Não esqueça de curtir e compartilhar o texto com outras mamães.

Inscreva-se em nossa lista de e-mail para receber conteúdo exclusivo e promoções da nossa loja em primeira mão.

Comentarios