Nutrientes necessários no primeiro trimestre de gravidez

Saiba quais são os nutrientes mais importantes para o desenvolvimento de sua gravidez no primeiro trimestre.

Você descobriu que está grávida, que maravilha! Mas todas nós sabemos que os primeiros três meses é considerada a fase de maior risco.

Algumas mulheres tem déficit de nutrientes importantes para que o desenvolvimento do primeiro trimestre seja tranquilo e normal, mesmo cuidado da alimentação. O ideal é você conversar com seu médico, para que ele solicite exames e determine quais nutrientes você vai precisar de complementação.

Conheça quais são eles, lendo o texto completo aqui no blog.

Se você tem sentido enjoo, veja algumas dicas para diminuir esse desconforto clicando aqui.

Ácido fólico

A falta desse nutriente pode causar defeito no fechamento do tubo neural do bebê, resultando em problemas graves.

Certamente, toda gestante tomou um complemento indicado pelo obstetra, mas você pode encontrar esse nutriente em alimentos, como: espinafre, feijão, brócolis, couve, fígado de  boi, abacate, grão-de-bico, lentilha, escarola e beterraba.

Vitaminas do complexo B

Te dão mais energia e são indispensáveis para o desenvolvimento cerebral do seu bebê.
Os alimentos ricos em vitamina B são: carne bovina de forma geral, peixes, ovos, leite e nos cereais integrais.

Vitamina B6

Esta vitamina é ótima para evitar náuseas e enjoos, mais comuns na fase do primeiro trimestre de gravidez. Ela é excelente também para evitar depressão na gestante.

A pulseira anti-enjoo, que não tem ação medicamentosa pode te ajudar caso eles sejam muito frequentes.

Os alimentos que podem te ajudar a adquirir está vitamina são: fígado e carne bovina, cereais integrais e a banana. As bananas vão te ajudar e prevenir caimbra também, por causa do potássio.

Cálcio

Ele regula os hormônios do bebê e ajuda na formação óssea. Essencial para a composição do sangue e sua ausência pode deixar seu bebê com baixo peso, causar hemorragias e infecções durante o parto.

Coma carnes variadas, grãos em geral, vegetais com folhagem verde-escura, leite e seu derivados (queijos e iogurtes).

Ferro e zinco

Garante o crescimento fetal e a formação das células do bebê. No primeiro trimestre de gestação previne problemas mentais no bebê. Mas, também não devem ser consumidos em excesso.

Você os encontra no fígado bovino, carnes vermelhas, beterraba, feijão e leite. Mas lembre-se de não tomar leite seguido as refeições, para não comprometer a absorção do ferro pelo organismo.

Iodo

Seu consumo deve ser moderado, para não agravar os inchaços que já ocorrem na gravidez. Outro problema do excesso é que pode fazer sua pressão arterial subir.

Leia sobre como diminuir o inchaço na gravidez.

Porém ele também ajuda no desenvolvimento fetal em pequenas quantidades. Cozinhe com sal iodado, coma frutos do mar e peixes encontrados em água salgada.

Fibras

Muitas vezes a gestação pode atrapalhar o seu funcionamento intestinal, por causa dos hormônios que estão a mil.

Por isso, você deve consumir verduras, legumes, frutas, aveia e beber muita água. Iogurtes que regulem a flora poderão ser seus aliados também para manter o funcionamento do seu intestino normal.

Ainda tem dúvidas sobre o assunto? Deixe seu comentário que responderemos em breve. Não esqueça de curtir e compartilhar o texto com outras mamães.

Inscreva-se em nossa lista de e-mail para receber conteúdo exclusivo e promoções da nossa loja.

Comentarios

Faça parte da minha lista! Saiba das novidades e ainda ganhe um presente: Um cupom de 10% de desconto para usar na nossa loja.

Barbara Bedim

Olá, eu sou a Barbara, mãe, nutricionista, apaixonada pelo mundo da maternidade, fundadora da loja virtual Empório do Bebê e Cia. Em nosso blog, as grávidas e mamães encontram um conteúdo transformador sobre esse universo da maternidade, para que a sua experiência se torne cada vez mais feliz e plena.

Website: http://emporiodobebeecia.com.br