Casquinhas no couro cabeludo do bebê

Seu recém-nascido tem aquelas caspas no cabelo? Saiba o que são essas casquinhas no couro cabeludo e como cuidar.

 

Quase todo recém-nascido ou bebê com poucos meses de vida, em algum momento pode-se notar que se formam casquinhas no couro cabeludo.

E algumas mamães pensam que é por falta de higiene, outras que ele está com algum problema. E por conta disso ficam com medo de tentar retirar e causar feridas em seu bebê.

Saiba o que são e como cuidar casos elas apareçam na cabecinha do seu filho. Confira.

Tem mais dúvidas sobre como fazer a higiene do recém-nascido corretamente, então clique aqui e saiba como deixar seu bebê limpinho e cheiroso.

O que são as casquinhas no couro cabeludo do bebê?

Em algumas crianças, essas casquinhas podem não só surgir no couro cabeludo, mas também nas sobrancelhas, rosto, orelha, bumbum, até na axilas e dobrinhas.

Se trata de uma dermatite seborreica, que também pode aparecer em crianças maiores. Mas fique tranquila, pois essa descamação é bem comum nos bebês recém-nascidos e novinhos e não está associada a nenhum problema. Não se preocupe!

Causas

Ainda não se sabe ao certo, mas alguns pediatras e especialistas associam essa descamação/dermatite as alterações hormonais que resultam em um estímulo das glândulas sebáceas da pele.

Mas lembre-se, que elas não são sintomas de alguma alergia e também surgem por falta de higiene (pelo menos na maioria dos casos).

Tem dúvidas se está lavando o cabelo do seu bebê da forma correta, acesse nosso blog e confira algumas dicas para lavar o cabelo do bebê..

Se você ficar preocupada, se elas começarem a sangrar ou se espalhar pelo rosto e pescoço do seu filho, o ideal é agendar uma consulta com seu pediatra para tirar suas dúvidas.

Quanto tempo elas permanecem na cabeça do bebê?

Não se pode falar em prazo para que elas permaneçam. Eu sei que elas incomodam, também ficava bem incomodada quando surgiram na cabeça do meu filho.

Mas essa “caspa” tende a sumir sozinha entre o sexto mês e o primeiro ano da criança. Em alguns casos elas podem reaparecer depois de um tempo e até várias vezes.

Existe algo que possa fazer para tratar?

Tratamento para as casquinhas no couro cabeludo não há, pois em quase todos os casos ela não é um problema que necessite ser tratado ou medicado.

Mas você pode passar aqueles óleos de bebê ou óleo de amêndoas e passar a escova e o pente infantil. Cuidado apenas para não machucar.

 

 

Depois lave o cabelo com o shampoo de sua preferencia, tirando bem a oleosidade do produto, esfregando com movimentos leves, usando canecas próprias para enxaguar bem o cabelo.

Ainda tem dúvidas ou conhece dicas para cuidar das casquinhas no couro cabeludo do bebê? Deixe aqui nos comentários do blog ou nas redes sociais.

Não esqueça de curtir e compartilhar com outras mamães e de se inscrever em nossa lista de e-mail para receber conteúdo exclusivo e promoções da nossa loja virtual em primeira mão.

Comentarios