Cuidados com a Mamãe: Alimentação da Lactante

A alimentação da lactante precisa ser uma das prioridades nesta fase. Veja alguns cuidados para não cometer excessos e o que evitar.

 

Está amamentando  e tem dúvidas do que pode comer e o que deve evitar? Veja então algumas dicas para cuidar da sua alimentação nesta fase.

Leia também como preparar o peito para amamentar.

Quais alimentos devo evitar?

Procure manter uma alimentação saudável e balanceada. Evite açucares, gorduras saturadas, frituras, alimentos gordurosos, manteiga e guloseimas. Prefira gorduras e açucares naturais como azeite de oliva, frutas, castanhas, óleo de coco, peixes como o salmão, etc.

Isso que não quer dizer que se você estiver com vontade de comer aquele doce maravilhoso da padaria ou aquele pizza regada de queijo você não possa. Apenas evite e não faça esse tipo de alimento virar rotina na sua dieta.

Cafeína e álcool vão dar corrente sanguínea para o leite materno. Aquele cafezinho matinal ou um pouco daquele vinho, em comemorações especiais, não serão prejudiciais, mas tenha bom senso e se mantenha longe de qualquer excesso.

O que eu como pode causar cólica no bebê?

Várias mulheres notaram que quando consumem certos alimentos, o bebê fica mais propenso a sentir as desconfortáveis cólicas. Os alimentos mais comuns de causar cólica são: brócolis, feijão, repolho, leite de vaca, cebola, alho e chocolate.

Algumas mulheres relatam que ao comerem alimentos cítricos como laranja, limão, kiwi, abacaxi, etc, perceberam seu filho mais inquieto e com sintomas de dores abdominais.

O segredo é observar! Ao perceber que seu bebê está com cólica, veja o que comeu durante aquele dia e faça um teste. Tire o alimento da sua dieta, por alguns dias e observe se houve melhora.

Em alguns casos, a cólica pode ser causada como uma reação alérgica ao que você comeu que foi passado pelo leite. Porém, caso seja uma intolerância alimentar, é bem provável que o desconforto abdominal virá acompanhado de mudança nas fezes, erupções na pele e, nas situações mais graves, congestionamento nasal, dificultando a respiração do bebê.

Leia como acalmar o bebê quando está com cólica.

Ao perceber qualquer um destes sintomas, o melhor é procurar o pediatra para realizar exames e confirmar se é ou não uma alergia.

 Posso fazer regime?

Uma das maiores preocupações da mulherada, é perder os quilos extras que adquiriu durante a gestação. Porém, não é aconselhável você fazer regime nos primeiros meses. Principalmente, aquelas dietas restritivas, pois isso pode comprometer sua saúde, sua disposição, afetar a produção e a qualidade do seu leite.

Concentre-se em ter uma alimentação saudável e faça, exercícios físicos leves, fazer parte da sua rotina. Assim, você perderá aos poucos os quilinhos que ganhou e manterá sua saúde em dia.

Cuidados com o seios

Além de cuidar da sua alimentação, cuide também dos seus seios. Algumas mulheres sofrem um pouco no começo. Para que a amamentação seja mais confortável, caso tenha sensibilidade e/ou rachaduras nos mamilos, você pode usar um protetor de silicone para os bicos do seio.

Saiba mais como cuidar dos mamilos rachados, clicando aqui.

 

Ainda tem dúvidas sobre a alimentação da lactante? Deixe seu comentário. Não esqueça de curtir e compartilhar. Inscreva-se em nossa lista de e-mail.

Comentarios

Faça parte da minha lista! Saiba das novidades e ainda ganhe um presente: Um cupom de 10% de desconto para usar na nossa loja.

Barbara Bedim

Olá, eu sou a Barbara, mãe, nutricionista, apaixonada pelo mundo da maternidade, fundadora da loja virtual Empório do Bebê e Cia. Em nosso blog, as grávidas e mamães encontram um conteúdo transformador sobre esse universo da maternidade, para que a sua experiência se torne cada vez mais feliz e plena.

Website: http://emporiodobebeecia.com.br