Posso dividir os talheres com meu bebê?

Você tem dúvida se pode ou não dividir os talheres com seu bebê? Então, confira o texto e fique por dentro.

Uma cena muito comum é o adulto, seja mamãe, papai, vovó ou tias, colocar o comida no mesmo prato e dar para o bebê, e consequentemente, dividir os talheres com ele.

Isso acontece, pois nem sempre a criança come tudo que colocamos no prato, porque o bebê come aos poucos e até pela correria do dia a dia, fica mais prático deixar o bebê comer junto com a gente.

Mas será que isso pode apresentar algum risco para seu bebê? Será que esse hábito pode transmitir cáries? Posso transmitir alguma doença?

Tem dúvidas? Então, acompanhe o texto aqui no blog para ficar por dentro do assunto!

Leia também como fazer seu filho comer melhor.

Afinal, posso ou não posso dividir os talheres?

Não é que você nunca possa, mas o ideal é evitar ao máximo. Pois esse habito comum em muitas famílias pode transmitir algumas doenças para nosso bebê.

Mas isso não acontece apenas ao compartilhar o utensilio, se você tem a mania de assoprar a comida pode contaminar o alimento da mesma forma, se beija o bebê na boca ou limpa a chupeta quando cai no chão com sua saliva.

Quais são os riscos?

Se você estiver gripada, resfriada, infecção de garganta, com alguma doença causada por bactéria ou vírus (transmitidos pelo ar ou saliva), ou se o bebê estiver com alguma ferida na boca, eu nem preciso falar, que o risco de transmissão aumenta ao dividir os talhares.

A herpes labial é o principal exemplo. Ela é transmitida pela saliva e se você tiver, vai passar para seu bebê ao comerem no mesmo talher. Lembre-se que essa doença pode ter consequências para a vida toda, se não for tratada corretamente na infância.

Cárie, se o seu filho já tiver dentinhos, são causadas por algumas bactérias que podem ser, sim, transmitidas pela saliva. Claro que isso não é um fator determinante para que elas pareçam, afinal, a principal causa é a falta de higiene bucal correta, que deve ser realizada desde o nascimento e com o surgimento da dentição, os cuidados devem ser redobrados.

Para saber como escovar os dentes do bebê corretamente, clique aqui.

Se você quiser saber mais sobre o nascimento dos dentinhos do seu bebê, você pode clicar aqui.

O que devo fazer?

Tenha talheres que apenas o bebê use. Talheres divertidos também o deixará mais interessado em comer, principalmente, aqueles alimentos saudáveis que eles tanto evitam.

Você encontra talheres de todos os tipos, cores e dos mais diversos materiais, tudo para que a hora da refeição fique ainda mais prática e divertida.

Uma dica que eu sempre dou, para as mamães que perguntam, é optar pelos talheres de silicone, pois são mais fáceis de higienizar, mais resistentes e não machucam a boquinha delicada do bebê na hora do “papá”.

Os talheres de silicone flexível também facilitam na hora que o bebê começar a comer sozinho, pois podem ser virados para que ele consiga colocar o alimento na boca sem derrubar.

 

Se você não puder ter talheres que sejam apenas para uso do seu filho, lave sempre quando ele for usar e não permita que ele compartilhe os talheres com ninguém.

Tenha em mente, que é sempre melhor prevenir que remediar, como já dizia o velho ditado. E se tratando da saúde do bebê, todo cuidado é pouco!

Ainda tem dúvidas sobre dividir os talheres com o bebê ou alguma dica? Deixe nos comentários, tanto aqui no blog quando nas redes sociais.

Não esqueça de curtir e compartilhar o texto com outras mamães. Inscreva-se em nossa lista de e-mail para saber as promoções da nossa loja e receber conteúdo exclusivo.

Comentarios

Faça parte da minha lista! Saiba das novidades e ainda ganhe um presente: Um cupom de 10% de desconto para usar na nossa loja.

Barbara Bedim

Olá, eu sou a Barbara, mãe, nutricionista, apaixonada pelo mundo da maternidade, fundadora da loja virtual Empório do Bebê e Cia. Em nosso blog, as grávidas e mamães encontram um conteúdo transformador sobre esse universo da maternidade, para que a sua experiência se torne cada vez mais feliz e plena.

Website: http://emporiodobebeecia.com.br