Meu bebê baba muito. O que pode ser?

Seu bebê baba muito e você não sabe o que fazer? Veja causas e quando pode ser considerado um problema de saúde.

Quando somos mamães de primeira viagem, tudo nos preocupa. Seja as mudanças no coco, uma pequena alergia, as cólicas e também quando percebemos que nosso bebê baba demais.

Se você tem dúvidas qual a quantidade normal e/ou quais as causas do excesso de saliva, continue lendo este texto.

É normal o bebê babar?

A resposta é clara e objetiva: sim, todo bebê baba, pois o anel muscular (esfíncter) que fica entre o esôfago e o estômago, ainda não amadureceu e permite que líquidos do estômago voltem.

Agora existem fases em que o bebê aparenta estar babando mais que o normal e as causas podem ser as mais diversas.

A mais comum e mais conhecida das mamães é na época em que a dentição começa a aparecer, a partir do terceiro ao sexto mês. O inchaço da gengiva e às vezes desconforto que encostar uma gengiva na outra causam, fazem seu filho babar mais que de costume.

Veja também sobre o nascimento dos dentes.

Agora se ele ainda não está na fase do nascimento dos dentes, a causa é o fato do seu bebê ainda não ter adquirido habilidade para engolir a saliva – algo que parece tão simples para nós, tira não é mesmo?

Mas, pense no dia que foi ao dentista e levou anestesia na boca, como engolir saliva fica difícil. Como seu bebê não possui a coordenação neuromuscular totalmente formada, engolir toda a saliva que produz, não é lá muito fácil. Essa função amadurece por volta dos 18 meses de idade.

Então, isso quer dizer que ele tem algum problema de saúde?

Recém-nascidos precisam de um tempo para aprender certas habilidades, por isso fique tranquila.

Tanto os bebês que mamam no peito quando os que mama formula láctea, podem apresentar leite na saliva (saliva esbranquiçada). Algumas vezes em seguida e outras horas depois de mamarem. Normalmente, vem acompanhada a um arroto que pode ter cheiro similar ao de vômito.

Muitas mamães confundem isso com refluxo, porém ele é mais semelhante a vômito que excesso de salivação.

Leia também sobre refluxo no bebê.

O excesso de saliva e cuspidas só são sintomas de algo mais sério se o volume aumentar demais, se a baba vir acompanhada de dores pelo corpo, inchaço/rigidez abdominal se perceber a presença de sangue e se tiver uma tonalidade diferente (esverdeada).

A falta de ganho de peso ou se ele fizer menos xixi ou cocô, pode indicar que a quantidade de alimento que está engolindo, não é suficiente ou não para em seu estomago.

Se perceber qualquer um destes sintomas, você deve levar a criança para consultar um pediatra. Assim, a causa poderá ser determinada e se necessário indicado um tratamento.

Tem como fazer o bebê babar menos?

Experimente segurar seu bebê na hora da mamada, em uma posição mais vertical, que ele  fique mais inclinado. Controlar a quantidade de leite ou alimentos ingeridos, pode ajudar também. Divida em pequenas porções, mesmo que isso indique oferecer mais vezes.

Conselho de mãe para mãe

Quando o bebê baba muito, a roupinha dele pode ficar ensopada na região superior do tórax, o que não é muito indicado, pois ele poderá tomar friagem e consequentemente ter um resfriado ou apresentar nariz escorrendo.

Por isso, use babadores de neoprene que são impermeáveis para evitar que molhe a roupinha.

Se você quiser usar como um belo acessório, os babadores bandana são uma ótima opção. Para evitar que ele babe muito em você, tenha sempre a mão fraldinhas e as use no seu ombro.

Não esqueça de deixar seu comentário, compartilhar e curtir o texto. Inscreva-se em nossa lista de e-mail para receber conteúdo exclusivo.

 

Comentarios