Dentes de leite: cuidados necessários nesta fase

Não ter uma boa higiene bucal e forçar os dentes de leite moles pode trazer prejuízo futuramente.

 

Uma criança tem 20 dentes de leite formando sua arcada dentaria. A troca dos dentes ocorre dos cinco aos sete anos.

Fase da queda dos dentes envolve ansiedade a cada dente que amolece e constrangimento pelas janelinhas deixadas.

Os pais, na maioria das vezes, sentem orgulho em perceber que seu “bebê” está crescendo e devem explicar para a criança que este é um processo natural, que já passaram por esta fase e que todos ficam banguelas por um tempo, até o dente permanente nascer.

Leia como escovar os dentes do bebê

Cuidados importantes

Oriente a criança a não colocar a mão suja na boca, para que bactérias não se alojem na região e causem inflamações na gengiva.

É importante também, não forçar o dente, na tentativa de adiantar o processo deixe o dente cair naturalmente.

Algumas curiosidades

Os primeiros molares nascem aos seis anos de idade, e são dentes permanentes, ou seja, não há troca.

Depois que o dente de leite cai, o dentinho permanente pode nascer em seguida ou levar até um mês para aparecer.

O que é normal

A maioria das crianças, sentem um desconforto na gengiva antes e depois que o dente cai. O sangramento ocorre depois da perda (a não ser que esteja mole e seja forçado).

O que fazer

Quando ocorrer o sangramento, basta dar um pouco de algodão ou gaze para seu filho morder por cinco minutos.

Caso haja dificuldades para o nascimento dos dentes permanentes, procure um dentista, pois fatores como falta de espaço para nascer (arcada pequena ou estreita), falta de estimulo do dente na mastigação, gengivas fibrosas, etc podem ocasionar a dificuldade.

O odontopediatra fará uma avaliação e se necessário será realizado exame clinico e radiográfico para determinar as causas.

Cuidados necessários

Uma boa higiene bucal, inclusive nos dentes moles é essencial. Por mais que a criança demonstre incomodo, os cuidados com os dentes que vão sair de cena ajuda a prevenir cáries nos que estão prestes a nascer.

Cuidados com a higiene bucal são importantes realizar desde cedo, para isso use um kit infantil especifico para ajudar nesta tarefa.

 

 

 

 

 

 

 

Depois que os dentes permanentes surgirem aí o cuidado deve ser redobrado, pois são dentes que acompanharam seu filho pelo resto da vida.

E quando os dentes começam a cair cedo demais

Dentes de leite podem cair antes da idade considerada adequada, por traumas, como tombos de boca no chão, ou por lesões causados pelas cáries.

Quando isto ocorrer, leve a um profissional, pois isto pode causar problemas mais sérios como mudança na posição da língua, pode atrapalhar o processo de mastigação e até a fala.

Uma dica

O ideal é que seu filho consulte um dentista periodicamente desde o primeiros meses de vida. Esse cuidado, pode evitar um série de problemas.

Não esqueça de curtir e compartilhar o texto. Caso tenha alguma dúvida sobre o assunto, deixe seus comentários nas redes sociais.

Inscreva-se e receba conteúdo exclusivo e promoções da nossa loja em primeira mão.

 

 

 

Comentarios