Cuidados com a mamãe: Melasma na gravidez

em

Você tem manchas amarronzadas no rosto, pescoço e colo? Saiba quais são as causas e como prevenir o melasma na gravidez.

 

A gravidez traz muitas transformações no corpo da mulher. Uma das que mais preocupam são aquelas manchas escuras que aparecem pelo corpo, principalmente no rosto, pescoço e colo.

Se você deseja saber o que causa essas manchas e como prevenir, ou a menos minimiza-las, este texto é para você. Confira!

Leia também sobre queda de cabelo no pós-parto.

Quais são as causas?

Essas manchas são mais comum em mulheres de pele morena (grávidas ou não) e são causadas por uma série de fatores, entre eles a predisposição genética, exposição ao sol em excesso e os hormônios.

Os dois últimos fatores citados são os responsáveis pelo melasma na gravidez ou, como também é chamado, machas gravídicas. Uma porque os hormônios estão a mil nessa nova fase, experimentando fases de picos como nunca antes.

Com isso, a melanina produzida em excesso pelo organismo irá se concentrar em algumas regiões e é aí que entra o sol. Quando maior for sua exposição sem proteção adequada, mais essas manchas irão se manifestar.

Na gestação é comum que os mamilos, vulva e barriga fiquem mais escuros por conta da maior produção de melanina, mas a tendência é que elas desapareçam no pós-parto.

Tem como prevenir?

Eu tive poucas manchas como essa durante minha gravidez e fiquei preocupada. Mas pouco depois do nascimento do meu bebê, elas sumiram. Segundo minha dermatologista, isto ocorreu, pois eu sempre usei protetor solar e quando grávida cuidei desse detalhe ainda mais. Ufaaa!

Então, minhas queridas o segredo é USAR E ABUSAR do filtro solar. Escolha o de sua preferência, mas desde que seja um produto de qualidade. No mercado, encontramos os mais diversos que além da proteção contras os raios UVA e UVB podem tratar outros problemas peculiares da sua pele.

Em alguns casos, o dermatologista poderá indicar o uso de vitamina C tópica, pois tem ação antioxidante e potencializa a proteção.

Alguns tratamentos cosméticos enquanto estiver grávida podem ser feitos. Ouviu bem, ALGUNS! No entanto, um conselho de amiga, se for realizar algum tratamento mais poderoso, além de consultar um profissional habilitado, talvez esperar seu bebê nascer seja a melhor opção.

Porém, não se esqueça de que prevenir é sempre melhor que remediar, por isso, tudo que puder fazer, que seja natural e simples, como passar protetor solar por exemplo, valem a pena.

Aproveitando que o assunto é se proteger do sol. Comece a fazê-lo desde cedo com seu bebê. Como até certa idade eles não podem fazer uso de produtos fotoprotetores, você pode evitar a exposição em excesso. Por isso, quando for passear de carro use uma cortina protetora no vidro.

 

Gostou do assunto? Então, curta, comente e compartilhe com as amigas. Inscreva-se em nossa lista de e-mail e receba conteúdo exclusivo e as promoções da nossa loja virtual em primeira mão.

Comentarios