Meu bebê transpira muito enquanto dorme, por quê?

em

Seu bebê transpira muito durante o sono e você não sabe quais são as causas? Leia o texto e tire suas dúvidas.

Quando está muito quente ou nos exercitamos o suor sempre aparece. Mas, não importa qual a temperatura ou mesmo quando o bebê está de repouso, dá para perceber que a cabeça dele está molhada de suor.

E com isso muitas mamães se preocupam e se perguntam se é normal quando seu bebê transpira durante o sono. Se alguma vez já se fez esta pergunta, esse texto é para você!

Leia também quantas horas de sono um bebê precisa, clicando aqui.

O que pode causar o suor excessivo no bebê?

Durante os momentos de atividade ou dias de calor, o organismo humano libera o suor para regular a temperatura corporal. E quando seu bebê transpira dormindo, não é diferente.

Apesar de nem sempre estar quente para ele suar, provavelmente ele ficou agitado, chorou ou fez esforço para mamar antes de pegar no sono. Então, pouco tempo depois está todo suado.

Vale lembrar, que enquanto ele estava na sua barriga, quem controlava a temperatura corporal era você, por isso, seu pequeno não suava. Depois do nascimento, ele começa a aparecer. Mas, você já deve ter percebido que o seu bebê transpira apenas na cabeça, certo?

Apesar de todas as glândulas de suor já estarem formadas, apenas as que se encontram na região da cabecinha funcionam. Somente depois de algumas semanas é que será notado a transpiração em outras partes do corpinho.

É normal?

Sim, absolutamente normal e indica que a saúde do seu bebê está ótima. Crianças com alguns problemas neurológicos, não suam, pois não possuem, na base do cérebro, alguns neurônios do sistema nervoso,  sensíveis ao calor, reguladores de temperatura.

E podem apresentar dificuldades para dormir ou dormiram demais, pois a ausência deles dificulta esse processo também.

Veja também como manter seu bebê fresquinho nos dias quentes.

Quando ele estiver dormindo e notar a transpiração, observe se:

  • a temperatura do ambiente está confortável (se você estiver com calor, tenha certeza que ele também estará);
  • o bebê não está com febre ou se há alguma alteração na temperatura corporal;
  • seu bebê tem feito muito esforço para mamar;
  • a moleira teve alguma alteração perceptível;
  • a coloração do xixi e da pele continuam normais;
  • houve mudança no padrão da respiração ou se apresenta dificuldade para respirar.

Caso, seja notado algum destes sintomas, procure seu pediatra ou serviço de saúde mais próximo para tirar qualquer dúvida. Se o profissional julgar necessário, irá solicitar exames mais detalhados e/ou consulta com profissional especialista.

Porém fora isso, não há com o que se preocupar viu mamãe!

Posso aliviar e amenizar o suor do bebê?

Veja algumas dicas simples para aliviar e amenizar a transpiração do seu bebê enquanto dorme:

 

  • Não deixe seu bebê exposto ao sol
  • Dê banho todos os dias! Se forem nos dias quentes você pode dar mais de um banho, um usando os produtos de higiene e outro com apenas água. Só cuidado para não exagerar e causar brotoejas no seu bebê.
  • Evite banho com água quente demais. Para garantir que o banho seja ideal tenha um termômetro digital para medir a temperatura da água.

Tem dicas ou dúvidas ainda sobre o assunto? Deixe seu comentário nas redes sociais. Não se esqueça de curtir e compartilhar com outras mamães.

Inscreva-se em nossa lista de e-mail e no canal do youtube para receber tudo em primeira mão.

 

 

 

 

 

 

 

 

Comentarios