7 dúvidas frequentes na hora de dar banho no bebê

em

As mamães de primeira viagem tem muitas dúvidas na hora de dar banho no bebê. Veja as mais frequentes no texto de hoje.

 

 

A chegada de uma criança é algo maravilhoso, mas aí chega a hora de dar banho no bebê e muitas mamães ficam apavoradas.

Ouvimos tantas coisas, que muitas vezes ficamos na dúvida do que é correto ou não nesse momento tão intimo e importante. Por isso, vamos falar das sete dúvidas mais frequentes sobre o banho do seu pequeno. Confira!

Saiba por que colocar brinquedos durante o banho do bebê.

Onde devo dar banho no bebê?

Não existe uma regra para isso. O ideal é que você escolha o local onde possa ficar confortável (para não te dar dores nas costas e pernas), onde consiga organizar os itens para troca próximo e que facilite todos os movimentos que você vai precisar fazer.

Escolha também um lugar sem correntes de ar para evitar que seu pimpolho fique doentinho devido a exposição a friagem.

O lugar precisa ter boa luz, para enxergar todas as partes do corpinho dele, e tranquilo – para proporcionar relaxamento. Quando o bebê é recém-nascido, a maioria das mamães preferem colocar a banheira no quarto, pois facilita o processo do banho para a troca.

Conforme ele for ficando maiorzinho, ficar firme, você pode transferir para o banheiro. Usar uma banheira dobrável vai ajudar a transporta-la de um lado para outro e será mais fácil de guardar.

Qual o melhor horário?

Isso vai depender da rotina familiar, porém é importante que seja um momento sem pressa e que você esteja tranquila (ou quem for dar banho) para que o momento seja prazeroso.

Estabelecer uma rotina com bebês é uma excelente estratégia de organização, então, procure dar banho no mesmo horário sempre que possível. Mas, não haverá problema se você necessitar quebrar a rotina de vez em quando.

Nos dias frios, procure dar banho nos horários mais quentes do dia, que normalmente são das 11h às 14h. Aquecedor só pode ser usado quando seu bebê for maiorzinho.

Quantos banhos por dia posso dar?

Também não existe uma regra de quantos banhos você pode dar. O importante é saber que deve usar produtos como shampoos e sabonetes apenas uma vez por dia.

Quando estiver quente, nada impede que você dê dois ou mais banhos, mas apenas com água para refrescar.

Se ele se sujar além da conta, com coco, leite ou papinha, nada impede de usar sabonete novamente, mas lembre-se que o uso em excesso de produtos de higiene pode agredir a pele delicada do seu tesouro.

A esponja é recomendada apenas para crianças maiores e quando for usar, busque por esponjas infantis divertidas, desenvolvidas para não ferir a pele do seu filho e que poder ser usadas como brinquedo para diversão.

Qual a temperatura ideal da água?

Isso apavora as mamães de primeira de viagem, pois temem deixar a água fria ou quente demais. A temperatura ideal é entre 36 e 38 graus.

No começo, para te ajudar você pode usar um termômetro para banheira, mas com o tempo só de colocar a mão você saberá.

Quanta água colocar na banheira?

A quantidade de água a se colocar na banheira pode causar um certa tensão quando o bebê é recém-nascido. Pois água demais pode assustar o bebê e água de menos, além de não ser suficiente para a higienização, deixará sem bebê com frio.

Nesta fase, o ideal é que ao posicionar seu bebê a água fique na altura do umbigo. Assim você consegue manter a cabeça longe do perigo, terá água suficiente para utilizar e deixará o bebê tranquilo sem sentir frio.

Depois, conforme o bebê for crescendo, você vai precisar aumentar a quantidade de água e você se sentirá mais segura em encher um pouco mais a banheira.

Posso usar sabonetes antibacterianos?

Na verdade, o melhor é evitar este tipo de produto, pois possuem agentes na fórmula que podem ressecar a pele do seu bebê. Sabonete neutro é suficiente para eliminar germes e tirar a sujeirinha.

Se mesmo usando outro tipo de sabonete, você perceber que a pele do seu bebê está sofrendo com o ressecamento, você pode colocar três gotas de óleo na água, para criar uma película protetora na pele.

Certifique-se que aroma do óleo ao ser colocado na água quente não gere irritação respiratória.

Passar um creme hidratante logo após o banho, além de ter deixar aquele cheirinho maravilhoso de banho por mais tempo, vai deixar a pele do bebê macia.

Vale ressaltar, que tanto o óleo quando o creme hidratante devem ser específicos para bebês. Jamais use produtos para adultos para não agravar irritações e danos, pois possuem muito mais ingrediente químicos na composição.

Como higienizar a banheira?

Após alguns banhos, você vai perceber que vai se criar na banheira uma crosta de gordura nas laterais, o que é absolutamente normal.

O ideal é lavar bem com água e sabão pelo menos uma vez na semana ou sempre que notar que a marca está aparecendo. Não use álcool ou qualquer outro produto desinfetante, pois pode danificar a banheira e o resíduo, poderá prejudicar o bebê.

 

Ainda tem dúvidas sobre banho no bebê? Deixe seu comentário nas redes sociais. Não se esqueça de curtir, compartilhar com outras mamães e se inscrever em nossa lista de e-mail.

 

 

Comentarios