Dicas para seu filho largar a chupeta

Quer saber algumas dicas para ajudar seu filho largar a chupeta de vez. Confira!

Ela te ajudou por muito tempo a manter seu bebê mais calmo, ajudou na hora do soninho e foi muito útil para vocês. Porém, chegou a hora dela sair de cena e você não sabe o que fazer?

Então, veja algumas dicas para seu filho largar a chupeta. Se você quer saber se chupeta entorta os dentes, clique aqui.

Tem idade certa para ele largar a chupeta?

Na verdade não, mas a tendencia é que depois dos dois anos ele passe a ter menos necessidade de sugar algo. Então, espere que ele comece a diminuir o uso dela naturalmente. Assim, você poderá iniciar os incentivos para que ele a deixe de lado cada vez mais, sem estresse.

O ideal é que até os três anos de idade ele já tenha deixado de chupar chupeta, pois o uso prolongado pode alterar o formato do palato (céu da boca).

Quando a chupeta pode apresentar risco a saúde?

Ela não ajuda em nada, crianças com tendência a infecções de ouvido e que apresentam problemas de fala. Por isso, tirá-la é a melhor opção.

Caso tirar pareça impossível, restrinja o uso ao máximo. Deixe para momentos de soneca e que perceber maior agitação por parte do seu filho.

Qual a necessidade dela?

Algumas crianças se acalmam, aliviam estresse quando fazem uso do bico. As vezes, o bebê precisa dela para enfrentar novos desafios como longos períodos fora de casa ou longe dos pais, pois como é um objeto familiar, ele se sente mais seguro.

Ela é usada como objeto de transição ou de estimação. Então, podem ser substituídas por naninhas de pelúcia, que terão o mesmo efeito calmante e familiar para seu filho.

Leia mais sobre objetos de transição.

Dicas para ele largar a chupeta

Veja dicas básicas para ele parar de chupar o bico:

  • Diminua aos poucos o tempo que ele vai usá-la;
  • Tenha outro objeto para ele se apegar (naninhas, fraldinhas, brinquedos)
  • Estabeleça prêmios para os dias que ele ficar sem a chupeta, como passeios, brincadeiras, desenhos, presentinhos baratos e coisas simples. Evite doces nessas premiações.
  • Use o fato dele estar crescendo e não precisar mais da chupeta.
  • Troque experiência com outras mães e pais. Eles podem dar dicas valiosas que deram certo para eles.
  • Esteja atenta aos sinais de que ele precisa menos da chupeta
  • Se ele não pedir, não dê a chupeta e quando ele pedir, demore um pouco para dar.

Não será um processo fácil para a maioria das mamães. Por isso, não perca a paciência e não castigue a criança, pois essas atitudes podem reforçar a necessidade que ela tem de se apegar a chupeta para sentir segurança.

Converse muito, elogie quando ele ficar sem a chupeta e mostre que crianças maiores não fazem uso dela, assim ele começa a perceber que está na hora de parar e talvez até largue sozinho.

 

Tem dicas para largar a chupeta? Deixe seu comentários nas redes sociais. Não se esqueça de curtir e compartilhar o texto com outras mamães.

 

Comentarios

Faça parte da minha lista! Saiba das novidades e ainda ganhe um presente: Um cupom de 10% de desconto para usar na nossa loja.

Barbara Bedim

Olá, eu sou a Barbara, mãe, nutricionista, apaixonada pelo mundo da maternidade, fundadora da loja virtual Empório do Bebê e Cia. Em nosso blog, as grávidas e mamães encontram um conteúdo transformador sobre esse universo da maternidade, para que a sua experiência se torne cada vez mais feliz e plena.

Website: http://emporiodobebeecia.com.br