5 dúvidas sobre recuperação da cesárea

A recuperação da cesárea traz muitas perguntas. Veja as cinco mais comuns e tire suas dúvidas.

Muitas mulheres já tomam a decisão do tipo de parto que querem antes mesmo de engravidar. Porém, algumas vezes  nem tudo pode sair do jeito que você pensou e o parto acabar sendo diferente do que tinha imaginado.

Se você escolheu fazer uma cirurgia e ainda tem dúvidas sobre a recuperação da cesárea, o texto de hoje é para você. Confira!

Leia também como cuidar da cicatriz da cesariana.

O que pode acontecer depois da cesárea?

Situações que são relatadas por muitas mamães depois de passar por este procedimento cirúrgico são as mais variadas possíveis, mas de uma forma geral:.

Você pode sentir muito frio, tremer sem motivo e ter coceira em algumas partes do corpo, principalmente rosto e barriga. Mas fique tranquila, que são efeitos colaterais da anestesia.

Conforme ela for passando, você pode sentir dor ao tossir, rir, se movimentar e quando for levantar da cama então, nem se fala (parece que você não vai conseguir levantar o tronco). Porém, não se apavore, é absolutamente normal na recuperação da cesárea.

Depois de ficar deitada por algumas horas, uma enfermeira vem te ajudar a sair da cama para que você tome banho. Algumas mulheres conseguem faze-lo sozinha outras sentem muita tontura. Se tiver dificuldade, peça ajuda sem ter vergonha, ela está ali para isso.

Por causa da sonda, poderá ter dificuldade para fazer xixi. Uma dica é entrar no chuveiro e deixar a água correndo pelas costas alguns minutos para ajudar.

Não leva muito tempo, para poder sentar e caminhar devagar pelo quarto e pelos corredores da maternidade, apenas evite levar o bebê no colo, use um apoio (alguns bercinhos de hospital tem rodinhas quando não é permitido levar carrinho) ou deixe que seu acompanhante carregue o bebê.

Em quanto tempo terei alta?

A alta da cesariana é de 48 a 72 horas após o parto, se tudo correr bem. Os médicos vão te dar alta neste período, depois de constatarem que seu intestino está funcionando. Talvez você não consiga fazer cocô na maternidade, porém se ele tiver produzindo gases está tudo ok.

Em alguns casos, o médico pode receitar um laxante ou um eliminador de gases para evitar dores e complicações. Serão por poucos dias, pode acreditar. Se tiver maiores dificuldades é sempre bom passar por uma avaliação de um profissional de saúde da sua confiança.

Posso usar cinta?

Isso vai depender da orientação do seu médico e se ela vai ou não te incomodar. Nos primeiros parece que os órgãos estão soltos dentro do abdome e a cinta pode melhorar essa sensação estranha.

É importante não dormir com ela para não prender a circulação. Tenha mais de uma e lave sempre, pois as secreções que saem do corte pode causar infecções se não houver higienização adequada.

Em quantos dias poderei voltar minha rotina normal?

Nos primeiros dias se preocupe apenas em repousar, pois seu corpo precisa. Mas você não precisa ficar o tempo todo deitada e imóvel para se recuperar.

Aos poucos você voltará a rotina normal. Atividades como carregar peso e dirigir podem ser feitas novamente depois de 15 dias. Para ficar pertinho do seu bebê sem precisar carregar no colo use um bebê conforto. E para facilitar a higiene, use capas para bebê conforto, pois você não poderá lavar roupa por enquanto.

Exercícios físicos devem voltar a serem inseridos no seu cotidiano aos poucos e de leve, começando com pequenas caminhadas que respeitem seu limite.

Nos primeiros o ideal é que você tenha ajuda, depois você poderá larvar louça, limpar a casa aos poucos, caminhar e assim por diante normalmente.

Preciso dormir de barriga para cima?

Na recuperação da cesárea, a posição para dormir é aquela na qual você se sinta confortável. Nos primeiros dias pode ser que você não consiga dormir de bruços, todavia, procure ficar confortável.

Fique tranquila, nos primeiros dias talvez se sinta melhor de barriga para cima, depois consiga dormir de lado ou de bruços, observe apenas se não causa dor na região e relaxe.

 

Vale a pena lembrar que seguir as recomendações do seu médico é sempre a melhor opção para que a recuperação da cesárea seja o mais tranquila possível. Por isso, na dúvida pergunte.

Você já fez uma cesariana? Então, nos comente como foi a recuperação da cesárea deixando seu comentário nas redes sociais.

Curta e compartilhe com outras mamães para que também saibam mais sobre o assunto.

 

Comentarios

Faça parte da minha lista! Saiba das novidades e ainda ganhe um presente: Um cupom de 10% de desconto para usar na nossa loja.

Barbara Bedim

Olá, eu sou a Barbara, mãe, nutricionista, apaixonada pelo mundo da maternidade, fundadora da loja virtual Empório do Bebê e Cia. Em nosso blog, as grávidas e mamães encontram um conteúdo transformador sobre esse universo da maternidade, para que a sua experiência se torne cada vez mais feliz e plena.

Website: http://emporiodobebeecia.com.br