Preciso acordar o bebê para mamar?

Seu filho dorme bastante e você não sabe se precisa acordar o bebê para mamar, então confira!

 

Bebê dormindo é a coisa mais fofa desse mundo. Mas quando a criança dorme demais, as mamães não sabem se é preciso acordar o bebê para mamar ou não e de quanto em quanto tempo.

Você está em dúvida? Então, leia o texto na integra e confira!

Se você não sabe identificar se o leite materno sustenta, clique aqui e aprenda a identificar os sinais.

 

E aí, preciso acordar o bebê para mamar ou não?

Um recém-nascido pode dormir até 18 horas por dia, bastante né! Mas, é absolutamente normal. Por volta do terceiro mês pode chegar a 15 horas por dia, porém cada soneca dura de três a quatro horas de uma vez.

Nas primeiras semanas, pode ser necessário que você acorde seu neném para mamar e seu médico pode dar essa orientação.

Com o passar do tempo, com o desenvolvimento normal, mamando bem e o ganho de peso a recomendação pode mudar e você pode ter que aguardar o bebê acordar sozinho e amamentar. De qualquer maneira pergunte para o pediatra sempre que tiver dúvida.

Tire algumas dúvidas sobre aleitamento materno.

E a noite?

Alguns bebês tiram sonecas curtas durante o dia e a noite dormem um período maior. Então se programa para acorda-lo se for preciso, mas é mais provável que ele desperte sozinho para mamar.

Leia também quando seu bebê vai dormir a noite toda.

 

Padrão das mamadas

No começo, seu bebê pode mamar oito vezes por dia ou  mais, pois ele vai mamar aos pouquinhos e com isso irá mamar mais vezes.

Conforme ele for crescendo, ele vai pegando o peito melhor e mamando com mais consistência, consequentemente ele vai diminuir as mamadas por dia, porém a mamada vai durar mais tempo.

Depois de uns dias, ele vai demorar um pouco mais nas sonecas, então, fique tranquila e aproveite para descansar um pouco mais.

Então, quer dizer que:

Se o ganho de peso estiver normal, você não precisa acordar o bebê para mamar nem de dia nem de noite.

No começo, não esqueça que é preciso estimular a amamentação, exigindo que você fique atenta no período que ele está sem se alimentar.

Observe o desenvolvimento e consulte seu pediatra para tirar suas dúvidas e ficar tranquila.

Tente descansar sempre que possível, e você deverá aproveitar os momentos do sono do bebê.

Caso perceba que ele está dormindo mais que o normal, consulte o médico para verificar se não é devido algum probleminha de saúde e estabelecer a hora de mamar.

A recomendação geral dos médicos é a livre demanda na amamentação, mas também não tem nada de errado com o tempo você começar a estabelecer as rotinas, inclusive de quanto em quanto tempo ele vai mamar.

Criar uma rotina de sono, também poderá te ajudar. Se quiser saber mais sobre rotina no sono clique aqui

Talvez no começo, você produza muito leite e seu bebê não dê conta de esvaziar os seios, causando dores e acumulando leite materno nas mamas. Por isso, tenha em casa uma bomba manual para retirar o leite e potes para armazena-lo e dar o leite depois.

Você precisou acordar o bebê para mamar no começo? Conte-nos no comentário nas redes sociais. Não esqueça de curtir e compartilhar com outras mamães.

Inscreva-se na lista de e-mail para ficar por dentro das promoções de nossa loja virtual.

 

 

Comentarios