Dores na recuperação do parto normal

Saiba algumas dores que poderá sentir e até que ponto, apenas fazem parte da recuperação após o parto normal.

Como já dissemos aqui, muitas mulheres já tomam a decisão do tipo de parto que querem antes mesmo de engravidar. Porém, algumas vezes  nem tudo pode sair do jeito que você pensou e o parto acabar sendo diferente do que tinha imaginado.

Vale lembrar que independente da sua decisão, dores farão parte deste período, para umas mulheres mais e para outras menos, variando pelo grau de sensibilidade a dor. E se você deseja ter um parto normal, saiba até quando considerar que a dor parte desse processo.

Leia também sobre dúvidas na recuperação da cesárea.

Dores na região do períneo

Depois de dar a luz é absolutamente natural que a mulher sinta dores na região do períneo, que é aquela área entre a vagina e o anus.

Isso se dá, pelo fato da cabeça do bebê forçar o local durante o nascimento. A dor acontece tanto em mulheres que fizeram o corte na região, quanto para as que não o fazem. Porém, as que o fizerem sentirão um pouco mais de incomodo por conta dos pontos.

Algumas sentem dores nos primeiros dias, para outras levam algumas semanas. Mas, após dois meses do parto normal, você não deverá sentir mais nenhuma dor ou sensibilidade no períneo. Se ainda tiver, procure seu ginecologista imediatamente.

Dificuldade para fazer xixi

Lembre-se que durante o parto normal, a musculatura da região dilatou tanto, que pode ficar amortecida por um tempinho.

Então, basta você tossir, espirar e rir que o xixi escapa. Fique tranquila, pois essa incontinência urinária deve ser temporária e logo voltará ao normal.

Nos primeiros dias você também poderá ter dificuldade para fazer xixi, por causa dos medicamentos, sonda ou sentir ardência, principalmente quando houver dada pontos na região. Mas, logo tudo voltará ao que era antes.

Para diminuir o ardor, faça xixi no chuveiro jogando água para diluir a urina e pode higienizar o local sem seguida com água e sabão neutro.

Dor para fazer cocô

Como a região está sensível, a primeira vez que você precisar evacuar irá causar um pouco ou muita aflição. Então tenha em mente que você não pode adiar o momento.

Para que as fezes não fiquem endurecidas, coma fibras nas refeições e tome muita água, assim a dor será minimizada. Faça caminhadas leves para ajudar o funcionamento intestinal.

O trabalho de parto e os medicamentos podem deixar sem intestino preguiçoso.  Por isso, caso tenha prisão de ventre, pergunte para seu médico se você tomar algum laxante para te ajudar.

Hemorroidas

Elas podem surgir durante a gestação ou trabalho de parta, por causa da pressão da veias com o peso do bebê e fatores hormonais. Mas, se você não as tinha antes, elas tendem a desaparecer.

Evite ficar muito tempo sentada e faça compressas frias, banho de assento e evite a prisão de ventre.

Cólicas depois do parto normal

Você poderá sentir cólicas fortes, parecidas com cólicas menstruais, principalmente durante a amamentação. Isso ocorre pelo fato de seu útero estar se contraindo para voltar ao seu tamanho original.

O hormônio que ajuda neste processo uterino, é liberado em maior quantidade ao amamentar. O sangramento também poderá sem maior nestes momentos.

 

Vale ressaltar para você não tomar nenhum medicamento por conta própria, sem a orientação de seu médico. Prefira sempre fazer compressas frias ou quentes, banhos de assento, repousar e não ficar muito tempo em uma posição por muito tempo.

Usar uma almofada de apoio durante a gestação e no pós parto, irá te ajudar a ficar mais confortável e alternar posições.

 

Ainda tem dúvidas sobre a recuperação do parto normal? Deixe seu comentário nas redes sociais. Não se esqueça de curtir e compartilhar com outras mamães.

Comentarios

Faça parte da minha lista! Saiba das novidades e ainda ganhe um presente: Um cupom de 10% de desconto para usar na nossa loja.

Barbara Bedim

Olá, eu sou a Barbara, mãe, nutricionista, apaixonada pelo mundo da maternidade, fundadora da loja virtual Empório do Bebê e Cia. Em nosso blog, as grávidas e mamães encontram um conteúdo transformador sobre esse universo da maternidade, para que a sua experiência se torne cada vez mais feliz e plena.

Website: http://emporiodobebeecia.com.br