Principais causas de infertilidade feminina

Está tentando engravidar faz tempo, mas não consegue? Conheça as principais causas de infertilidade feminina antes de procurar ajuda.

Você e seu parceiro decidiram que querem aumentar a família. Pararam de usar métodos contraceptivos, faz um tempo e até agora nada  do teste dar positivo.

Saiba que essa dificuldade para engravidarem é enfrentada por aproximadamente 15% dos casais. Então, se vocês estão tentando a mais de 12 meses, procure o médico para investigar se há alguma disfunção.

Se você é uma tentante, conheça no texto de hoje, as principais causas para infertilidade feminina antes de procurar ajuda médica.

Leia também o que fazer antes de engravidar.

Endometriose

Talvez seja a maior causa para infertilidade feminina, já que 50% dos casos, estão associados a ela. A endometriose é quando o endométrio, que é camada interna do útero que descama todo mês, cresce no lado de fora do útero ou até em outros órgãos.

Muitas mulheres não tem um sintoma se quer e só identificam o problema com exames clínicos ao tentarem engravidar, mas em geral a menstruação irregular, acompanhada de muita cólica, sangramentos intensos, dor pélvica e durante as relações sexuais.

Problemas na hora de ovular

Ocorre quando os ovários tem dificuldade para liberar o óvulo maduro ou quando esse óvulo nem chega a amadurecer. Mas com normalização do peso (seja para quem está acima ou abaixo do peso) e um medicamento para melhorar a ovulação podem resolver.

Quando isso não adiantar o médico deve indicar uma inseminação artificial ou inseminação in vitro com óvulos doados.

Fique atenta se tiver sangramento leve ou intenso demais, menstruação totalmente irregular e a ausência de sintomas hormonais de TPM, como inchaço, cólica entre outros.

Síndrome dos ovários policísticos

Conhecida como SOP, a síndrome dos ovários policísticos, ocorre quando os hormônios estão em desiquilíbrio, os ovários cheios de pequenos cistos e a ovulação pode não ocorrer com regularidade.

Os principais sintomas são menstruação irregular, pelos crescendo em excesso pelo corpo, acne e ganho de peso anormal (sem que a mulher tenha mudado sua rotina alimentar e de exercícios).

Caso tenha esses sintomas o médico irá pedir exames de imagem e exames hormonais. O tratamento pode ser apenas mudança no estilo de vida da mãe e medicamentos. Na maioria dos casos só a redução de peso da mulher entre 5% a 10% já é eficiente para que a ovulação passe a ocorrer normalmente.

Problemas nas trompas

Trompas de Falópio ou tubas uterinas bloqueadas ou danificadas impedem que os espermatozoides cheguem ao óvulo oi mesmo que o óvulo seja fecundado, ele não consegue chegar ao útero.

As causas podem ser doenças sexualmente transmissíveis doenças inflamatórias na pélvis e aderências. Os problemas nas tubas uterinas não tem nenhum sintoma especifico.

Nestes casos uma intervenção cirúrgica para desobstruir ou repará-las poderá ser indicado.

 

Em todos esses casos, quanto mais cedo detectadas e mais nova fora mulher,  as chances de tratar são maiores, por isso, procure um médico de sua confiança para investigar o que pode causar a infertilidade feminina.

Deseja saber mais sobre o assunto? Deixe seu comentário nas redes sociais. Se você já teve alguma dessas dificuldades deixe seu comentário também, queremos saber sua experiencia.

Não esqueça de curtir e compartilhar com outras mamães.

 

 

 

Comentarios

Faça parte da minha lista! Saiba das novidades e ainda ganhe um presente: Um cupom de 10% de desconto para usar na nossa loja.

Barbara Bedim

Olá, eu sou a Barbara, mãe, nutricionista, apaixonada pelo mundo da maternidade, fundadora da loja virtual Empório do Bebê e Cia. Em nosso blog, as grávidas e mamães encontram um conteúdo transformador sobre esse universo da maternidade, para que a sua experiência se torne cada vez mais feliz e plena.

Website: http://emporiodobebeecia.com.br