5 dicas para fazer seu filho beber água

Apesar de ser essencial, nem sempre é fácil fazer uma criança beber água. Veja algumas dicas para que seu filho crie esse hábito.

 

A água é vital para nosso organismo, tanto que não podemos ficar muito tempo sem ingerir líquidos, sem que haja algum prejuízo a nossa saúde.

Até os seis meses de idade, o leite materno é suficiente para suprir essa necessidade no corpo do bebê. Porém, a partir desta idade, você precisa começar a oferecer outros líquidos para seu filho.

Veja cinco dicas para ajudar seu filho a beber água e ficar sempre hidratado e saudável.

Leia mais sobre quando oferecer água e chá para seu bebê.

Ofereça água sempre

Tenha sempre um copo d’água ao alcance para oferecer ao seu bebê. Servir na temperatura certa também irá ajudar. O ideal é tirar da geladeira uns dez minutos antes de oferecer.

Não substitua por outras bebidas

A ingestão de líquido é fundamental, mas não adianta substituir por chás, água de coco, sucos ou saborizadas. Você deve oferecer água filtrada, fresca e pura sempre.

Não desista

No começo, pode até ser que seu filho não goste muito, principalmente se já experimentou as opções acima, porém você deve ser persistente e ter muita paciência.

Se faz um ou dois meses que você está tentando e ele ainda parece não aceitar muito bem, nada de desespero. Lembre-se que até o sexto mês, ela não bebia água, então faz pouco tempo que ela foi introduzida a sua rotina.

O ideal é que até 1 ano de idade ele já tenha criado o hábito e beba água com mais facilidade.

Dê o exemplo

Não adianta você querer fazer seu filho beber água, se você mesma não a consome. Deixe ele ver você e os demais membros da família sempre consumindo água. Fale sempre como ela faz bem para a saúde e o quanto é gostosa.

Crianças adoram repetir o que fazemos. Sempre que eu bebia água perto do meu filho, fazia “Ahhhhh” e ele começou a beber água só para fazer o mesmo som.

Incentive brincando

As crianças adoram brincar e muitas coisas podem ser ensinadas nas brincadeiras. Por isso, deixe seu filho brincar com copos e garrafinhas. Compre alguns para deixar apenas nos meios dos brinquedos e deixe outros para usar no dia a dia e quando for sair.

Ter copos divertidos, coloridos, com canudos ou com alças vão fazer seu filho beber água por causa dos objetos e não pelo conteúdo. Depois de um tempo, ele irá se habituar e beber o quantidade recomendada de água para se manter hidratado e saudável.

Para evitar vazamentos e facilitar que a criança tome água sozinha, deixe um copo de transição sempre ao seu alcance.

 

 

 

 

 

 

 

 

Quando estiver calor, você pode até deixar a criança se molhar um pouco e se divertir com os itens.

Conte-nos como tem sido a rotina para seu filho beber água e se você tiver alguma dica, que não foi citada aqui, deixe nos comentários em nossas redes sociais.

Curta e compartilhe o texto com outras mamães.

Comentarios