8 dicas para trocar a fralda do bebê

Trocar a fralda vira rotina quando se tem um bebê. Veja algumas dicas para facilitar este momento.

 

Trocar a fralda, apesar de causar um pouco de insegurança em mamães de primeira viagem, se torna quase automático em poucos dias após o nascimento do bebê. Pois, ele acontece o tempo todo, principalmente no início.

Mas apesar de não ter muito segredo, algumas dicas podem facilitar o momento da higiene, tanto do bebê quanto os utensílios que vão sem limpos depois de realizar a troca.

Confira, oito dicas que vão te ajudar muito e que ninguém te conta sobre trocar a fralda do seu filhote.

Leia também como prevenir assaduras no bebê.

Dica nº 01

Os  bebês se sentem desprotegidos ao tirarmos sua roupa, Por isso, coloque sempre uma fraldinha de pano sobre a barriguinha dele quando for trocar a fralda para deixa-lo calmo e tranquilo.

Dica nº 02

Umidade e assadura andam de mãos dadas. Por isso, sempre que lavar o bumbum do bebê, seque cada dobrinha delicadamente, sem deixar qualquer vestígio de água.

Quando passar algodão úmido ou lenço umedecido, seque com uma fraldinha de pano, toalha ou algodão mesmo, para depois, proteger o local com a pomada anti-assaduras.

Dica nº 03

Para que você não precise se afastar do local onde está realizando a troca, deixe tudo ao seu alcance. Isso, fará com que você tenha agilidade, pois bebês não gostam de ficar ali parados por muito tempo e evitará acidentes.

Dica nº 04

Ao trocar a fralda de um menino, coloque uma fralda de pano em cima da genitália para evitar os famosos “jatos de xixi. Para você não precisar limpar tudo ao redor depois.

Lembre-se que o pênis dele deve ficar sempre para baixo, evitando vazamentos e machucados. Assim como as meninas, a limpeza deve ser feita da frente para trás.

Dica nº 05

Bebês maiores de um ano de idade, nem sempre é fácil mante-los deitados para trocar a fralda suja. Por isso, tente trocar com a criança em pé. Existe alguns modelos de fraldas que são de vestir, o que vai facilitar muito esse momento.

Se nesta idade, você já deseja começar o processo de desfralde, colocar cuequinhas ou calcinhas especificas para o desfralde são ideais.

Assista o vídeo onde eu falo sobre desfralde, clicando aqui.

Dica nº 06

Tenha um trocador fácil de higienizar, pois nunca sabemos quando a criança fará sua necessidades novamente. E com certeza, terão dias que ela fará xixi e coco enquanto você realiza a troca.

Por isso, é sempre bom ter um trocador portátil, para ser transportado para qualquer lugar da casa ou fora dela, e fácil de limpar.

Quando estamos em casa, é fácil lavar e limpar as coisas que sujaram. Mas nos passeios, para facilitar ainda mais sua vida, tenha trocadores descartáveis na bolsa. Assim, você usa e joga fora.

Dica nº 07

Para deixar seu bebê mais tranquilo, use brinquedos, adesivos e coisas que vão deixa-lo distraído enquanto você trocar a falda.

Assim, o momento da troca também se torna um momento de estímulo e de fortalecer vínculos entre vocês.

Dica nº 08

A regra geral, é que a troca deve ser realizada depois da amamentação, pois normalmente seu bebê vai evacuar e fazer xixi pouco depois.

Porém, se o seu bebê dorme durante a mamada, caso já esteja com a fralda um pouco suja, o ideal é realizar a troca antes da amamentação, para que ele não fique sujo, atrapalhe o sono e cause assaduras durante a soneca.

 

Você tem alguma dica para a trocar a fralda do bebê? Deixe seu comentário nas redes sociais. Não se esqueça de curtir e compartilhar o texto com outras mamães.

Inscreva-se em nossa lista de e-mail para receber as promoções da nossa loja em primeira mão.

Comentarios

Faça parte da minha lista! Saiba das novidades e ainda ganhe um presente: Um cupom de 10% de desconto para usar na nossa loja.

Barbara Bedim

Olá, eu sou a Barbara, mãe, nutricionista, apaixonada pelo mundo da maternidade, fundadora da loja virtual Empório do Bebê e Cia. Em nosso blog, as grávidas e mamães encontram um conteúdo transformador sobre esse universo da maternidade, para que a sua experiência se torne cada vez mais feliz e plena.

Website: http://emporiodobebeecia.com.br