Azia na gravidez: como reduzir.

Cerca de 70% das mulheres sentem azia na gravidez. Saiba como reduzir essa sensação desagradável.

Azia é aquela sensação de queimação que vai da garganta até o estômago e acontece mesmo sem estarmos grávidas. Mas durante a gestação ela pode aumentar e, algumas vezes, causar refluxo e te deixar bem enjoada.

Ela ocorre devido as mudanças hormonais e físicas neste período. Como o útero aumenta para o desenvolvimento do bebê, os órgãos do sistema gástrico (estomago e os intestinos) são comprimidos para dar espaço.

Apesar de ser uma sensação incomoda e gerar muito desconforto, ela não causa nenhum dano para a mamãe nem para o bebê. Então, para reduzir a azia na gravidez, confira o texto completo.

Leia também sobre enjoo na gravidez.

Por que aumenta na gestação?

O progesterona, além de relaxar as paredes uterinas, vai relaxar também a separação entre esôfago e estomago, fazendo com que os ácidos responsáveis pela digestão causem a sensação de queimação. Este hormônio também, irá deixar sua digestão mais lenta.

Conforme a gravidez vai progredindo, o útero vai precisar de mais espaço e comprimir o estômago e o intestino. Essa falta de espaço, também irá fazer com que o suco gástrico suba para o esôfago e causem a azia na gravidez.

Quando vai melhorar?

Diferente dos enjoos que são mais frequentes no primeiro trimestre e somem ou diminuem depois disso, a azia pode ir e vir durante toda a gravidez. Embora, seja mais comum senti-la após o segundo trimestre.

Então, ela só irá melhorar de vez, depois do nascimento do bebê.

Como reduzir a azia na gravidez?

Talvez, não seja possível acabar de vez com a azia na gestação, mas algumas medidas podem reduzi-la:

  • Não coma alimentos pesados, processados e gordurosos, principalmente perto da hora de dormir, pois podem aumentar o desconforto.
  • Comer uma torrada ou duas bolachas de água e sal, ajudam a absorver o ácido
  • Evite tomar café, sucos cítricos, refrigerantes e bebidas alcoólicas.
  • Chupe limão puro, pois apesar de ser cítrico, ele diminui a acidez do estômago.
  • Faça pequenas refeições para não aumentar a acidez estomacal.
  • Coma no máximo de 3 em 3 horas, pois ficar de barriga vazia aumenta a queimação.
  • Não tome líquidos durante as refeições para não deixar o estomago distendido.
  • Tome bastante água nos intervalos entre um refeição e outra.
  • Pare de fumar, pois além de favorecer a sensação, prejudica a sua saúde e a de seu bebê.
  • Após comer, espere pelo menos uma hora para se deitar. Se mesmo assim sentir, procure deitar na posição semi-sentada com uma almofada de apoio.
  • Não use roupas que apertem a região abdominal.
  • Antiácidos podem ajudar, mas é necessário que você procure orientação médica, pois alguns desses medicamentos podem ser perigosos para grávidas.

Quando devo me preocupar com azia na gravidez?

Na maioria dos casos, ela não é indicio ou acarreta qualquer problema mais sério, sendo apenas um desconforto mesmo. Mas, se você perceber que ela vem acompanhada de dor, tosse persistente, perda de peso, dificuldade para comer, consulte seu médico para que ele avalie se há algum outro problema com você.

Você sente muita azia na gravidez? O que faz para reduzi-la? Deixe sem comentário em nossa redes sociais. Inscreva-se em nossa lista de e-mail e receba conteúdo exclusivo.

 

 

 

 

Observe seu corpo e vá percebendo aquilo que aumenta ou diminui a sensação, pois o que é ruim para uma mamãe pode não ser para outra.

Comentarios

Faça parte da minha lista! Saiba das novidades e ainda ganhe um presente: Um cupom de 10% de desconto para usar na nossa loja.

Carina Emerick

Olá, eu sou a Carina, mãe, engenheira, apaixonada pelo mundo da maternidade e a empreendedora por trás da Empório do Bebê e Cia e da Caiçarinhas Baby. Em nosso blog, as grávidas e mamães encontram um conteúdo transformador sobre esse universo da maternidade, para que a sua experiência se torne cada vez mais feliz e plena.

Website: http://emporiodobebeecia.com.br