Sono do Bebê: 6 dicas VALIOSÍSSIMAS!

Você está cansada de ver seu filho acordar todas as madrugadas chorando? Então esse conteúdo é perfeito para você ajudar no sono do bebê!

 

 

Se você, assim como eu, sente um aperto no coração em apenas pensar em deixar seu filho sozinho na hora de dormir, mas não aguenta mais acordar durante as madrugadas, saiba que existem diversas técnicas que ajudam nesse momento!

Saber identificar os sinais que o bebê dá quando está com sono é fundamental para ajudar no sono do bebê.

É comum que o bebê acorde de madrugada, tanto é que essa é uma das primeiras reclamações dos pais.

Porém, é muito comum as mamães e papais, não fazerem a mínima ideia de como ajudar no sono do bebê.

Acalmar no colo? Amamentar? Levar para a cama para fazê-lo dormir com vocês? Ignorar o choro e esperar que seu filho durma sozinho?

São muitas opções rodeadas de infinitas dúvidas. Mas acredite, o seu bebê não precisa de nada muito “mirabolante” para ter uma noite tranquila de sono.

Portanto, continue a leitura e veja algumas dicas importantíssimas para que você crie uma boa rotina e consiga, finalmente, garantir tanto o sono do seu bebê quanto o seu.

 

6 Dicas VALIOSAS para ajudar no sono do seu bebê (a 5ª surpreende todas as mães)

 

1. A rotina do bebê

Antes de aplicar qualquer técnica, é importante a mamãe entender que o bebê não só precisa, como gosta de rotina!

Isso mesmo, pode soar estranho para nós, mas os bebezinhos gostam de saber o que vai acontecer com ele depois.

Afinal, nos primeiros meses de vida, a criança não tem muita noção de tempo e espaço. Então seguir sempre os mesmos eventos no dia ajuda a criança a saber quando está chegando a hora de fazer determinada tarefa.

Lógico, o bebê só vai conseguir entender esses sinais, depois de muitas repetições, então paciência mamãe!

Mas fique tranquila, se você quiser saber mais dicas de como criar uma rotina para o seu bebê, veja também esse artigo: 3 segredos para criar uma rotina com o bebê na hora de dormir.

 

2. Banho morno antes de dormir

Banho morninho ajuda no relaxamento de qualquer pessoa, inclusive, dos bebês.

Por esse motivo, quando estiver chegando a hora de colocar seu filho para dormir, não deixe de preparar um banho quentinho.

Se você não tem muita criatividade para esse momento, esse post vai te ajudar. Porém, apenas um banho na banheira, balde ou até mesmo no chuveiro já faz o belíssimo papel de tranquilizar o bebê e ajudar no sono.

Porém, se você adora que seu pequeno seja participativo? Então traga o lúdico também para a hora do balho. Seu bebê irá adorar!

 

3. Lugar de bebê é no berço!

As noites podem ser ainda mais difíceis se você acostumar seu filho no colo ou até mesmo na cama do casal. Se você quer ajudar no sono do bebê, mantenha-o no berço.

Para fazer com que ele se acostume, você pode ficar do lado do berço até que ele pegue no sono.

Caso ele chore, passe a mão pelo corpinho dele, dizendo algumas palavras ou cantando. Assim você acalma o seu filho e ainda mostra que está presente.

 

4. Chupeta como aliada

Pode ser um item bem polêmico, até porque muitas mães utilizam, enquanto outras evitam a todo custo. Porém, a chupeta é liberada, desde que os pais saibam a hora de permitir e de evitar o uso.

De acordo com pediatras, a chupeta não é um problema nos dois primeiros anos do bebê, mas é necessário limitar para não ter risco de causar dependência.

O que significa que se você utilizar a chupeta como aliada no sono, assim que o bebê dormir, retire o item.

Lembre-se que a ideia é usar a chupeta como aliada e não fazer com que o seu bebê fique dependente, portanto, utilize o item apenas na hora de dormir, retirando assim que a criança pegar no sono.

Além disso, o mais importante na hora de escolher uma chupeta é procurar aquela que respeita o desenvolvimento natural do palato, dos dentes e das gengivas do bebê, permitindo um posicionamento sempre correto durante o uso. Não esquecendo que ela deve ser livre de BPA e BPS.

5. Barulhos suaves e tranquilos

Muitas mães utilizam sons suaves como técnica para ajudar no sono do bebê.

O que é ótimo e pode dar super certo, já que a música, desde que suave e tranquila, auxilia no relaxamento criando um ambiente calmo e pronto para o bebê dormir tranquilamente.

Existem alguns abajures que auxiliam muito, pois unem a função de abajur com melodias suaves e são próprios para esse momento, ajudando tanto as mamães, quanto os bebês.

Nada em excesso é interessante, dito isso, faça com a música o mesmo que fará com a chupeta, você pode utilizar sempre que achar necessário, desde que você desligue o som assim que o bebê dormir, já que a música pode acabar prejudicando o desenvolvimento do sono.

6. Bebê doente

Independente da rotina noturna do seu bebê, sempre certifique-se de que seu filho está bem quando acordar chorando de madrugada.

Afinal, ele pode ter acordado por conta de uma dor ou por estar começando a ficar resfriado.

Caso você note que ele não está bem, o mais indicado é permanecer com ele, levando ao médico ou até oferecendo colo, se ele estiver apenas com um dentinho nascendo, por exemplo.

 

Conclusão: Garanta o soninho tranquilo do seu bebê!

Essas são algumas das inúmeras técnicas que existem para tranquilizar o bebê e fazer com que ele durma bem.

Se você realmente não consegue dormir por conta do sono curto do seu filho, vale a pena testar todas as dicas acima.

Não esqueça de conferir sempre se o seu bebê não está acordando no meio da noite por estar doente, combinado?

Antes de correr para testar as dicas, deixe nos comentários o que você acha sobre desenvolver uma boa rotina noturna para o seu bebê!

Comentarios

Faça parte da minha lista! Saiba das novidades e ainda ganhe um presente: Um cupom de 10% de desconto para usar na nossa loja.