Como preparar o ambiente escolar para bebês e crianças

Acidentes escolares são motivos de grande preocupação de pais e professores, não é mesmo? Então preparamos um conteúdo cheio de dicas e como um simples protetor de quina pode te ajudar a acabar de vez com esse problema!

 

Como preparar a escola para receber bebês e crianças

 

Acidentes acontecem, ainda mais quando o assunto são crianças! É impressionante, mas à medida que elas vão crescendo, a curiosidade parece acompanhar, passo a passo!  Isso, é excelente, pois estão em um processo claro de desenvolvimento. Porém, sem dúvidas, faz com que fiquem vulneráveis à riscos que os ambientes, aos quais elas estão inseridas, oferecem, principalmente no ambiente escolar, onde passam a maior parte do dia.

Quedas, choques, queimaduras são riscos graves e que os responsáveis, geralmente, ficam mais atentos para que não aconteçam. Porém, você sabia que os cortes acabam sendo os acidentes mais comuns entre as crianças? Isso não acontece apenas pela curiosidade que cresce com ela. Mas também pelo fato dos adultos deixarem de levar em consideração lugares que parecem inofensivos ao seu ponto de vista.

A segurança deve ser adaptada ao crescimento, afinal, cada idade precisa de um cuidado diferente. Além disso, é importante ressaltar que os pais devem estar atentos à maneira com que a escola encara a segurança dos seus ambientes. Esse é um conteúdo muito rico e vasto, que podemos explorar em um outro momento. Isso porque, nosso maior interesse hoje é falar diretamente para as escolas, já que pequenas mudanças podem fazer com que esse ambiente, tão importante para a formação das crianças, fique ainda mais seguro e saudável.

Dito isso, continue a leitura do conteúdo e confira dicas realmente valiosas para manter o dia a dia das crianças com total segurança e zero riscos de acidentes!

Como preparar o ambiente escolar para bebês e crianças, afinal?

Identificar potenciais situações de risco

Um ambiente repleto de crianças com personalidades diferentes, pode ser um “prato cheio” para situações de risco, ou seja, que podem provocar acidentes.

A equipe da escola deve estar atenta para essas situações, como, por exemplo: bullying, brigas e a agitação do recreio.

Prevenção é a palavra de ordem, portanto, busque sempre ter o diálogo aberto com as crianças, deixando claro a importância de se concentrar nas tarefas dadas, no uso correto dos materiais escolares e do respeito entre os colegas.

Além disso, o passo principal para realizar uma boa adaptação do ambiente escolar é identificar os potenciais pontos de risco. Sabe aqueles lugares onde sempre acontece algum acidente? Pode ser uma queda, uma batida, um corte… Enfim, o importante é que algum responsável da escola observe durante alguns dias os pontos de maior atenção para depois começar a atuar e mitigar os principais problemas.

Outra dica essencial é manter supervisores em momentos onde as crianças estão mais agitadas. Pense em colocar alguém vigiando o recreio e também as aulas de educação física, por exemplo. Sem dúvidas, isso irá ajudar o professor a enxergar qualquer possível problema.

Preparação básica

Muitos acreditam que falar sobre o tema é estar “desejando” que algo de ruim aconteça. Porém, esse é um ponto que, com certeza, precisa ser esclarecido, afinal, acidentes acontecem, seja em casa ou na escola, e por esse motivo, estar preparado é fundamental.

As escolas devem contar com uma enfermaria ou, ao menos, um kit completo de primeiros socorros. Além disso, o ideal é que a escola conte com um profissional de saúde, que esteja presente na escola ou caso não seja possível, uma dica bacana é fazer uma parceria com um profissional que possa comparecer ao local em caso de emergência.

O treinamento da equipe é essencial, já que, dessa forma, a criança é socorrida de forma rápida e eficiente.

Os professores, diretores e qualquer outro funcionário da escola, devem ser instruídos sobre como agir em diferentes situações de emergência. Para isso, palestras e treinamentos mais densos com profissionais de saúde são boas opções.

Locais seguros

Não adianta contar com uma equipe treinada e preocupada em prevenir acidentes, se os locais no interior da escola são perigosos. Na verdade, a chance de um bebê ou uma criança se machucar é enorme, o que é extremamente preocupante.

É importante, antes de abordar o tema de forma mais profunda, dizer que a escola pode ser responsabilizada judicialmente por acidentes que acabam ocorrendo em suas dependências, então, todo cuidado é fundamental.

As escadas devem ter seus degraus sinalizados de forma correta e contar com fitas antiderrapantes. No pátio, o terreno deve ser nivelado e sem qualquer vestígio de buracos. Caso a escola tenha escadas ou rampas, a sinalização deve ser feita corretamente.

Como as crianças passam a maior tempo nas salas de aula, é extremamente importante que as quinas de mesa, bancada ou qualquer outro móvel tenham atenção redobrada. Para que nenhum acidente aconteça, o investimento em protetores de quina é uma opção excelente!

Um protetor de quina grosso  pode ser a solução para um ambiente muito mais seguro, isso porque ele é super flexível e se adapta nos diversos ambientes, permitindo que você torne seguro todos os cantinhos da sala de aula ou ambiente externo da escola

Apesar da importância dos  protetores de quina da Empório do Bebê e Cia,  o melhor de tudo é que esses produtos são completamente acessíveis, o que significa que, essa mudança será pequena no bolso, mas enorme para as crianças que passam praticamente o dia inteiro nas escolas. Portanto, não deixe de garantir a segurança para os bebês e crianças!.

Conclusão: Filhos seguros, pais seguros!

Adaptar os ambientes para evitar acidentes com bebês e crianças não é lá uma tarefa muito difícil. Um pouquinho de força de vontade, acessórios “chave”, como um protetor de quina grosso e dedicação já é mais do que o suficiente para garantir mudanças significativas para a segurança dos pequenos.

 

Comentarios

Faça parte da minha lista! Saiba das novidades e ainda ganhe um presente: Um cupom de 10% de desconto para usar na nossa loja.